Coronavírus: Alagoas realiza exames que detectam o Covid-19 em laboratório próprio

O laboratório iniciou suas atividades nessa quinta-feira (19), em Maceió, e divulgará exames suspeitos do vírus em um prazo de 48 horas

Governador Renan Filho visitando o Laboratório — © Reprodução

Governador Renan Filho visitando o Laboratório — © Reprodução

Alagoas — O governador Renan Filho (MDB-AL) anunciou em suas redes sociais que o estado já conta com o Laboratório Central de Alagoas (Lancen/AL), que será responsável pela realização dos testes de detecção da Covid-19, doença causada pelo coronavírus.

Os exames serão divulgados em um prazo de 48 horas desde a coleta dos materiais biológicos, que estão sendo feitas nas unidades de saúde onde cada paciente com suspeita da doença esteja internado.

+ Leia também: Covid-19: Descumprir medidas preventivas pode render prisão e multa em Alagoas

Anteriormente, os exames de pacientes com suspeitas do vírus estavam sendo encaminhados para análise na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no estado do Rio de Janeiro (RJ), e tinha um prazo de sete (7) dias para que os resultados fossem divulgados.

“O Lancen iniciou hoje os [quinta-feira (19) os exames do Covid-19, contamos com 960 kits, o suficiente para realizar teste até 45 dias. Em 48 horas teremos os resultados e, assim, seremos mais eficientes no combate, em tempo hábil para a recuperação do infectado. Ampliamos o alcance do programa Remédio em Casa, a expectativa é atender 9 mil pessoas”, disse o governador Renan Filho nas redes sociais.