Conselheiros tutelares fazem carreata em Maceió e cobram vacinação da categoria

Conselheiros de 50 municípios se concentraram na Praia da Avenida, no Centro, e saíram em carreata até a sede da Sesau no Jaraguá.

Conselheiros tutelares em protesto para cobrar vacinação contra a Covid — © Divulgação

Conselheiros tutelares em protesto para cobrar vacinação contra a Covid — © Divulgação

Conselheiros tutelares de vários municípios de Alagoas se mobilizaram e realizaram uma carreata em forma de protesto, na manhã desta quarta-feira (30/6), em Maceió. A intenção foi cobrar do Governo do Estado a vacinação da categoria contra a Covid-19.

“Enquanto o mundo teme a pandemia, vários profissionais estão na linha de frente, trabalhando, se expondo e combatendo a Covid-19”, disse o conselheiro Alexander Campos, de União dos Palmares, ao afirmar que a categoria não arredou um só momento na luta em defesa da garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes do Estado.

“Já tivemos perdas de companheiros, amigos e familiares para pandemia, e nem por isso paramos as nossas atividades. Dessa forma, estamos aqui, pedindo a inclusão da categoria no plano prioritário para que possamos ser vacinados”, pontuou o conselheiro.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio de uma nota enviada à imprensa, informou que o Governo de Alagoas não incluiu novos grupos prioritários no Plano de Imunização estadual porque não houve autorização do Ministério da Saúde.

“Por outro lado, a vacinação tem sido acelerada por faixas etárias e os conselheiros tutelares serão contemplados quando as respectivas idades forem anunciadas”, destacou a Sesau na nota.

A Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado de Alagoas (ACECTAL) informou que conselheiros de 50 municípios se concentraram na Praia da Avenida, no Centro, e saíram em carreata até a sede da Sesau no Jaraguá.