Com exceções, novo decreto libera eventos sem limite de capacidade em Alagoas

O secretário de Estado da Saúde (Sesau), Alexandre Ayres, explicou que a decisão foi tomada com base em análises técnicas.

Renan Filho e secretário Alexandre Ayres | © Secom Alagoas

Renan Filho e secretário Alexandre Ayres | © Secom Alagoas

O governador Renan Filho (MDB) afrouxou ainda mais as medidas restritivas de enfrentamento à pandemia em Alagoas. Um novo decreto, que será publicado ainda nesta terça-feira (15/3), torna o uso de máscara facultativo no estado, bem como libera eventos sem limite de capacidade.

“Estamos tomando decisões de interromper qualquer tipo de restrição que ainda exista com relação a público, a presença, a quantidade de pessoas em teatros, cinemas, estádio de futebol, estacionamentos”, disse o gestor, durante coletiva à imprensa para divulgar os dados da Covid-19.

Dentro dos coletivos intermunicipais, o uso de máscara continua sendo obrigatório. Nos que circulam internamente nas cidades, a decisão é facultada a cada município, bem como em relação ao uso da proteção facial em escolas. A venda de mercadorias por ambulantes dentro dos estádios de futebol também será liberada.

O secretário de Estado da Saúde (Sesau), Alexandre Ayres, explicou que a decisão foi tomada com base em análises técnicas. “Ao observarmos os números semanais e a estabilização da pandemia no estado, conversamos com o grupo técnico do Governo para tomar uma decisão prudente e serena, que vem ao encontro do que o Estado de Alagoas vem fazendo ao longo desses dois anos”, disse Ayres.

Apesar da retirada da obrigatoriedade do uso de máscara, Renan ressaltou que cada cidadão tem o direito de escolher continuar usando a máscara para seguir se protegendo em qualquer ambiente, seja aberto ou fechado, e disse que todas as decisões podem ser revistas pelo Governo, caso necessário.

“Estamos flexibilizando porque vivemos um período pós-vacina. Mas estamos em plantão permanente, ainda enfrentando uma pandemia, então toda decisão está sujeita a revisão, caso o cenário [epidemiológico] mude”, enfatizou o governador de Alagoas.

Confira a coletiva na íntegra: