Chuvas fortes podem se estender até esta sexta-feira (16), alerta Semarh

A instabilidade pode provocar pancadas de chuvas intensas e moderadas em algumas regiões do estado.

Instabilidade pode provocar pancadas intensas e moderadas em algumas regiões do estado — Derek Gustavo

Instabilidade pode provocar pancadas intensas e moderadas em algumas regiões do estado — Derek Gustavo

As chuvas fortes que atingem toda Alagoas nesta quinta-feira (15/04) podem se estender até amanhã (16), de acordo com o Aviso Meteorológico emitido pela Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

A Sala de Alerta informou que essas condições atmosféricas, próximas a costa leste do Nordeste, devem provocar pancadas de chuva intercaladas com períodos de tempo seco em pontos isolados do Litoral, Baixo São Francisco e Zona da Mata. A chuva também pode atingir outras regiões do estado, porém, com menor intensidade.

Devido às chuvas registradas nos últimos dias, é importante manter atenção especial nas áreas de encosta, pois o solo encontra-se saturado, deixando-o mais instável. “A vigência desse novo aviso deve ser pelo menos até a sexta-feira”, disse o meteorologista da Semarh, Henrique Mendonça.

Segundo a Semarh, inicialmente, essas chuvas previstas não trazem risco de transbordamento nas principais bacias hidrográficas de Alagoas e também não impactarão nos níveis das lagoas. No entanto, pancadas mais intensas podem provocar alagamentos em áreas vulneráveis.

É importante ressaltar que, como a chuva prevista para estas áreas será localizada, a precisão da localização e intensidade só poderá ser prevista com algumas horas de antecedência, mediante o monitoramento contínuo.

A Sala de Alerta segue monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento. O acompanhamento da previsão do tempo e do monitoramento dos rios pode ser feito pelo site da Semarh, por meio dos seguintes links: http://www.semarh.al.gov.br/tempo-eclima/previsao e http://www.semarh.al.gov.br/boletim-hidrologico.­

*com informações da Semarh