As chuvas que atingem Alagoas já causaram vários transtornos no estado, como alagamentos, deslizamento de barreiras e inundações. A previsão é de que o mau tempo deve continuar pelas próximas 12 horas, de acordo com a Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
Com isso, a Equatorial Energia informou que ampliou o atendimento à população, e que diante desse cenário, a empresa também segue acompanhando as condições climáticas e monitorando os alertas da Defesa Civil de Alagoas, quanto ao volume de chuvas e elevação de níveis de rios.
A Distribuidora ressalta que tem atuado para atender todos os chamados com brevidade e pede atenção especial aos clientes que em casos de queda de árvores, placas e outros objetos que atinjam a rede elétrica e ocasione rompimento dos fios, formalizem a situação pelos canais oficiais da empresa. Outra recomendação é não se aproximar da rede elétrica, nem tocar nos fios, a fim de evitar acidentes.
LEIA TAMBÉM:
• Murici e outras quatro cidades alagoanas estão em estado crítico devido às chuvas
• Governo de Alagoas pode decretar estado de emergência devido às fortes chuvas
• Defesa Civil de Branquinha intensifica ações de monitoramento de áreas afetadas pelas chuvas
As ocorrências de interrupção do fornecimento de energia devem ser informadas a Equatorial pela Central de Atendimento 0800 082 0196 ou pela Clara, Inteligência Artificial da Equatorial, que atende por mensagem de texto no número (82) 2126-9200 ou pelo site al.equatorialenergia.com.br. Os chamados de fios partidos só podem ser registrados pela Central de Atendimento.
É importante ressaltar que, por enquanto, a assistente virtual não atende ligações e nem recebe áudios, imagens ou vídeos. Dessa forma, os clientes devem ficar atentos na forma de se comunicar para que o atendimento flua da melhor maneira possível e sem entraves
O que fazer em caso de ocorrências de risco?
Em caso de acidentes com poste ou ao encontrar um fio de energia elétrica solto na rua, a empresa orienta que não se aproxime, faça o isolamento da área, acione o Corpo de Bombeiros pelo 193 e acione imediatamente a Equatorial pelo call center, canal exclusivo para situações de risco, pelo número: 0800 082 0196.
Caso um fio partido atinja algum veículo automotor com ocupantes, a Distribuidora orienta que jamais se deve tentar sair do veículo até que seja feito o atendimento pelas equipes especializadas para evitar que acidentes graves ou até mesmo fatais venham a acontecer.
Confira outros cuidados importantes para dias de chuvas:
• Permaneça dentro de casa, saindo apenas se for absolutamente necessário;
• Jamais se abrigue próximo dos postes ou embaixo da fiação elétrica;
• Evite goteiras perto de instalações elétricas, pois água conduz energia;
• Retire da tomada equipamentos eletrônicos mais sensíveis;
• Evite o uso de chuveiros elétricos durante as tempestades;
• Ao primeiro sinal de alagamento, eletrodomésticos devem ficar fora do alcance da água;
• Não realize nenhum tipo de instalação elétrica durante períodos de chuva;
• Procure ficar protegido da água e não ande em áreas alagadas onde existem bueiros.