A campanha Julho Verde, iniciada pela Gerência de Saúde Bucal da SMS de Maceió, é uma iniciativa para conscientizar a população sobre os tumores de cabeça e pescoço. Durante todo o mês de julho, a campanha contará com capacitações para cirurgiões-dentistas, exames clínicos para rastreamento de câncer e lesões na mucosa bucal, biópsias e direcionamento de casos complexos, além de palestras e rodas de conversa nas unidades de saúde.
A gerente de Saúde Bucal da SMS, Ducy Farias, alerta que esse tipo de câncer ainda é pouco discutido na sociedade e merece ênfase na prevenção, correta identificação e tratamento adequado. O número crescente de casos registrados na região da cabeça e do pescoço em Maceió reforça a necessidade de ampliar o conhecimento da população sobre esse tema para evitar o surgimento dessas doenças que podem comprometer funções vitais como fala, respiração, alimentação, visão, audição e cognição.
A campanha Julho Verde foi criada pela Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG) para conscientizar os brasileiros sobre a importância do diagnóstico precoce para a eficácia no tratamento. O objetivo é ampliar o número de diagnósticos precoces por meio da conscientização sobre fatores evitáveis de risco, sinais e sintomas. De acordo com a ACBG, até 2025 cerca de 40.000 pessoas serão diagnosticadas com câncer na região da cabeça e do pescoço no Brasil. Com isso em mente, é importante que as pessoas saibam quais sinais procurar para detectar precocemente esses tumores.
Os principais sintomas incluem: dor persistente na garganta ou no ouvido; mudança na voz; dificuldade em engolir; inchaço nos gânglios linfáticos; feridas persistentes na boca; perda inexplicada de peso; tosse persistente; mudança no aspecto dos lábios ou bochechas; dor facial persistente; sangramentos nasais frequentes; alterações nos dentes ou próteses dentárias; entre outros.
Se você estiver experimentando alguns desses sintomas por mais tempo que o normalmente esperado, procure um profissional médico imediatamente para realizar exames diagnósticos adequados. É importante lembrar que quanto antes for feito o diagnóstico do tumor da região da cabeça e do pescoço melhor será o prognóstico do paciente.