Campanha de vacinação contra gripe começa quarta-feira (5) em Alagoas

Sem doses suficientes, a imunização contra a doença teve de ser adiada no Estado. Na maior parte do país, a campanha começou em 12 de abril.

Campanha de vacinação contra Influenza começa quarta-feira (5) — © Rodrigo Bergsleithner

Campanha de vacinação contra Influenza começa quarta-feira (5) — © Rodrigo Bergsleithner

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza – o vírus da gripe – começa na próxima quarta-feira (05/05) e vai até 9 de agosto em Alagoas. Sem doses suficientes, a imunização contra a doença teve de ser adiada no Estado. Na maior parte do país, a campanha começou em 12 de abril.

Os grupos prioritários serão distribuídos em três etapas de forma escalonada. Neste ano, a vacinação vai começar por crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. Em seguida, será a vez dos idosos e professores (veja abaixo quem faz parte dos grupos prioritários e as datas).

Primeira etapa (05/05 a 26/05): crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde e povos indígenas;

Segunda etapa (27/05 a 17/06): idosos com 60 anos ou mais e professores das escolas públicas e privadas;

Terceira etapa (18/06 a 09/07): pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

A campanha de vacinação contra a gripe vai coincidir com a da Covid-19. Entretanto, o Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas vacinas simultaneamente devido à falta de estudos sobre a coadministração dos imunizantes, e a orientação é priorizar a vacinação contra o novo coronavírus.

“O governo federal recomenda que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário tomem primeiro a vacina contra a Covid-19 e depois a vacina contra a gripe, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas”, reforçou o órgão.