publicidade
publicidade
Alagoas

Bombeiros resgatam cachorro com sinais de maus tratos

O cachorro, da raça dogue alemão, foi diagnosticado com leishmaniose, doença infecciosa transmitida pela picada de insetos

Publicado: | Atualizado em 28/07/2019 15:14


O cachorro, da raça dogue alemão, foi diagnosticado com leishmaniose, doença infecciosa transmitida pela picada de insetos — © Ascom CBM
O cachorro, da raça dogue alemão, foi diagnosticado com leishmaniose, doença infecciosa transmitida pela picada de insetos — © Ascom CBM

Penedo — O Corpo de Bombeiros (CB) foi acionado na manhã dessa segunda-feira (08), para resgatar um cachorro de grande porte com vários sinais de maus tratos. O animal foi encontrado abandonado em uma residência na Rua Surubim, no município de Penedo.

Os militares chegaram até o cão após recebimento de denúncia. Moradores relataram que o animal foi deixado pelo dono no local, amarrado. Ele foi capturado e encaminhado para uma clínica de animais, para receber atendimento médico. Os supostos donos do animal não foram localizados pela guarnição.

O cachorro, da raça dogue alemão, foi diagnosticado com leishmaniose – doença infecciosa transmitida pela picada de insetos pelos veterinários – após um exame realizado ainda na tarde dessa segunda. Ele está extremamente magro e com ferimentos na pele.

A leishmaniose é uma doença infecciosa, porém não contagiosa, causada por parasitas do gênero Leishmania, e que pode ser transmitida para seres humanos . Os parasitas vivem e se multiplicam no interior das células que fazem parte do sistema de defesa do indivíduo, chamadas macrófagos.

Wanderson Nemésio, veterinário, que atendeu o animal, disse que o cão chegou com a musculatura fragilizada, desnutrido e com problemas na articulação. Ele também contou que o animal chegou com uma focinheira, pois estava agressivo.

+ Bombeiros são acionados para combater incêndio em veículo

“‘Guerreiro’ – nome dado pelos funcionários da clínica – precisou ser contido, o que é normal, já que estava sendo maltratado. Comigo, ele se acalmou, e está respondendo bem, já foi retirada a focinheira dele e seguimos medicando o cão”, completou.

Uma associação de proteção de animais ajudou no resgate. Após tratamento na clínica veterinária, o animal deve ser levado para um novo lar.

veja também

Gato durante procedimento de castração | © Ilustração/Reprodução
Alagoas
Alagoas lança programa inédito de castração animal com serviços oferecidos pelo SUS

Estima-se que sejam investidos cerca de R$ 500 mil mensalmente e que sejam realizadas 1.350 castrações a cada 30 dias.


Rodovias de Alagoas - @Reprodução
Alagoas
Rodovias de Alagoas são as melhores do Nordeste, segundo CNT

No ranking nacional, Alagoas fica atrás apenas de São Paulo.


Collor e Bolsonaro - @Reprodução
Alagoas
Fernando Collor diz como Bolsonaro pretende “equalizar” o preço da gasolina

Fernando Collor concedeu uma entrevista na manhã desta segunda-feira (6) em uma rede de rádios.


Fernando Collor e João Caldas
Alagoas
João Caldas “abre” a Zona da Mata para Fernando Collor através da Rádio Quilombo

Uma entrevista do senador à Rádio Gazeta 98 FM foi transmitida em rede pela Rádio Quilombo, de União dos Palmares.


Profissional da saúde vacinando cidadã contra a Covid-19 | © Poder 360
Coronavírus
Alagoas não registra morte por Covid-19 neste sábado

Neste sábado foram confirmados novos 34 casos da doença.