Atendimento externo no sistema prisional de Alagoas é suspenso

A categoria exige a continuidade do pagamento do auxílio financeiro chamado "Bolsa Qualificação"

Sistema prisional de Alagoas — ©Reprodução

Sistema prisional de Alagoas — ©Reprodução

Policiais penais paralisam suas atividades externas nas unidades do sistemas prisional de Alagoas. De acordo com o sindicato da categoria, os serviços estão suspensos desde a última segunda-feira (16/11), devido a não continuidade do pagamento do auxílio financeiro, chamado “Bolsa Qualificação”.

– Estamos há cinco anos sem reposição salarial nenhuma e a gente já recebe essa bolsa nesse período. Já havia sido acordado com o Governo de Alagoas a continuidade dessa bolsa. E agora, na semana passada, eles nos comunicaram que não iriam renovar em razão da Lei Complementar que proíbe o aumento de gastos – detalhou Vitor Leite, presidente do SINASPEN. As informações são do portal G1.

Com isso, serviços como: recebimento de feiras, atendimento de advogados e cadastros de visitantes estão suspenso nas unidades.

No entanto, a segurança interna e externa como também a alimentação dos detentos continuam sendo executadas. Além disso, estão mantidos os serviços de: alvará de soltura, escoltas judiciais e escoltas de saúde com urgência e emergência.

Leia na íntegra a nota da Seris:

A Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) informa que já adotou todas as providências para garantir o pagamento da bolsa qualificação dos policiais penais, reafirmando a importância da mesma diante da necessidade de permanente qualificação do servidor penitenciário. Nesse sentido, a Seris segue com as tratativas junto à Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), a fim de concretizar, o quanto antes, o pagamento do benefício em questão.

Sistema prisional de Alagoas — ©Reprodução