Alagoas

AMA participa de entrega histórica de equipamentos para a Segurança Pública em Alagoas

Vice-presidente da AMA representa prefeitos em solenidade que marca maior investimento da história na Segurança Pública de Alagoas.

Atualizado 7 meses atrás
Vice-presidente da AMA discursa durante solenidade de entrega de equipamentos para a Segurança Pública de Alagoas | @ Divulgação
Vice-presidente da AMA discursa durante solenidade de entrega de equipamentos para a Segurança Pública de Alagoas | @ Divulgação

Em um momento que marca um novo capítulo para a Segurança Pública de Alagoas, dezenas de prefeitos e prefeitas alagoanos participaram, neste domingo (20), da maior entrega de equipamentos da história do setor no estado. A solenidade, realizada na orla de Maceió, contou com a presença do vice-presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas, que representou a entidade municipalista no evento e destacou a relevância do investimento para o fortalecimento da segurança nos territórios municipais.

“Para mim é uma honra estar aqui representando prefeitos e prefeitas neste evento, mas uma honra maior é participar de um ato histórico como esse. Eu fico orgulhoso em ver o meu Estado se preparando para se tornar o maior destino turístico do Brasil, esse é nosso sonho. Parabéns, governador, esse é um investimento enorme. Parabéns também a toda Polícia Civil e Militar, que agora ganham condições de executar ainda melhor suas funções”, declarou Jorge Dantas, reforçando o papel da AMA como ponte entre o Governo do Estado e os municípios.

Com investimentos que ultrapassam os R$ 50 milhões, o Governo de Alagoas entregou equipamentos estratégicos para o combate à criminalidade, beneficiando diretamente municípios de todas as regiões. Foram distribuídas 145 novas viaturas – sendo 111 destinadas à Polícia Militar, 32 à Polícia Civil e duas à Polícia Científica -, além de dois helicópteros, três mil pistolas Glock de última geração, coletes balísticos, escudos, armamentos não letais e dispositivos de menor potencial ofensivo.

O governador Paulo Dantas reforçou que o investimento é parte de um plano estruturado para garantir presença efetiva das forças de segurança nas ruas, com impacto direto nos municípios.

“Nós investimos 18,5% da receita corrente líquida em 2023. Em 2024, ampliamos para mais de 20%. Então, não adianta alguém falar, criticar, achando que nós não vamos entregar tudo aquilo que nós nos comprometemos. Nós vamos, sim, entregar tudo o que nós pactuamos. Os recursos estão garantidos, inclusive nós estamos com os recursos na conta. E essa aqui é apenas uma demonstração na área da segurança pública”, afirmou o chefe do Executivo estadual.

O secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, também participou da solenidade e destacou a importância do investimento em equipamentos modernos, que vão melhorar as condições de trabalho dos agentes e ampliar a capacidade de resposta das instituições. Além da entrega de materiais, a cerimônia também incluiu a assinatura de ordens de serviço para a construção de novas estruturas, como a sede da Oplit (Operação Policial Litorânea Integrada), o Centro de Treinamento da SSP, o Laboratório da Polícia Científica, academias para formação e capacitação de agentes, e uma nova Delegacia da Criança e do Adolescente.

Desde 2022, o Governo de Alagoas já aplicou mais de R$ 700 milhões em ações voltadas à segurança pública. A expectativa é que esse esforço contínuo resulte em redução dos índices de violência e no fortalecimento da sensação de segurança, principalmente nas áreas mais vulneráveis dos municípios.

A AMA segue acompanhando as ações estratégicas do governo estadual e reafirma seu compromisso de apoiar iniciativas que melhorem a qualidade de vida nos municípios, incluindo a segurança, um dos temas mais sensíveis para as gestões locais.

*Com informações da Associação dos Municípios Alagoanos