Alexandre Ayres alerta para aumento de casos de Influenza em Alagoas

"No Brasil, 11 estados já confirmaram que estão na fase do surto da doença", alertou o secretário.

Secretario Alexandre Ayres - @divulgacao

Secretario Alexandre Ayres - @divulgacao

O secretário de Saúde do estado de Alagoas, Alexandre Ayres, usou suas redes sociais para comunicar que foi alertado por técnicos da Sesau (Secretaria de Saúde de Alagoas) sobre o aumento significativo de casos de Influenza no estado. Ainda segundo Ayres, pelo menos 11 estados já estão em fase de surto da doença.

“Pessoal, acabei de receber a informação dos nossos técnicos da @saudealagoas sobre o aumento significativo de casos de INFLUENZA em nosso estado. No Brasil, 11 estados já confirmaram que estão na fase do surto da doença e isso nos traz uma preocupação a mais nesse fim de ano.”

Após o alerta, o secretário apelou para que os alagoanos continuem se cuidando e usando máscaras.

“Peço que todos continuem usando máscaras, se cuidem e cuidem de quem mais amam.”

Os estados estão em alerta com o vírus H3N2, um subtipo da família Influenza, que já causou mortes na Bahia.

O que é o H3N2?

O H3N2 é um dos subtipos de vírus que causam a Influenza. Além de infectar humanos, o H3N2 também pode infectar aves e até porcos. Desde que a ciência passou a monitorar esse subtipo de vírus, já foram registradas inúmeras mutações e variações de cepas.

Sintomas do H3N2

O paciente infectado com H3N2 apresenta sintomas similares a qualquer outra gripe ou até ao coronavírus.

São eles:

+ Número de mortes por Covid-19 em 2021 foi 56% maior do que 2020 em Alagoas

Qual o tratamento contra H3N2?

Além de se isolar de outras pessoas por pelo menos cinco dias, a recomendação de tratamento contra o vírus H3N2 é ingerir bastante líquido e repousar bastante. Isso pode ajudar na eliminação do vírus mais rapidamente do seu metabolismo.

Os médicos recomendam o uso de antivirais para auxiliar na diminuição da multiplicação do vírus, e para o alívio dos sintomas, é recomendado Paracetamol ou Ibuprofeno.