Alagoas tem mais de 440 pacientes em lista de espera para transplantes

A maioria aguarda pela doação de córnea: 324. O segundo órgão com maior demanda é o rim, com 121 pacientes na lista de espera.

A maioria dos pacientes alagoanos aguarda pela doação de córnea: 324 | © Ilustração/Reprodução

A maioria dos pacientes alagoanos aguarda pela doação de córnea: 324 | © Ilustração/Reprodução

Alagoas tem 449 pacientes cadastrados em lista de espera para transplante dos seguintes órgãos: córnea, rim, coração e fígado. Os dados são da Central de Transplantes e foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) nesta terça-feira (21/9).

Segundo a Sesau, os órgãos são transplantados nos primeiros pacientes compatíveis. A maioria aguarda pela doação de córnea: 324 pessoas. O segundo órgão com maior demanda é o rim, com 121 pacientes na lista de espera, seguido de coração (3) e fígado (1).

Para receber um órgão, a pessoa precisa estar inscrita em uma lista de espera monitorada pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT). O que determina a compatibilidade é o tipo sanguíneo, a dosagem de algumas substâncias colhidas no exame de sangue e características físicas.

Como o mês de setembro é dedicado à campanha intitulada Setembro Verde, que reforça a importância sobre a doação de órgãos, a Sesau tem promovido, desde o dia 9 de setembro, lives, cursos, debates e ações educativas voltadas à doação de órgãos.

As atividades da programação são voltadas para médicos, profissionais das Comissões Intra Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTTs) e população em geral, que terão a oportunidade de aprender e debater temas como entrevista familiar para doação de córneas, comunicação de más notícias, importância da doação de órgãos e determinação de morte encefálica.

Orientações sobre transplante de órgãos: