Alagoas registrou 3 mortes por Influenza em 2021

A Sesau ainda não conseguiu identificar qual subtipo da Influenza foi responsável pelas mortes.

Pessoa com gripe

Pessoa com gripe

Um reportagem do Estado de São Paulo sobre o surto de Influenza H3N2, que atinge vários estados do país, apontou que o estado de Alagoas já registrou 3 mortes por gripe em 2021. O levantamento também aponta que a Secretaria da Saúde ainda não conseguiu identificar qual subtipo da Influenza foi responsável pelas mortes.

Alagoas ainda não declarou situação de surto, mas o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, alertou na última semana para o crescimento no número de casos da Influenza H3N2 e pediu que as pessoas não parassem de usar máscaras, a fim de evitar a proliferação do vírus.

Na última segunda-feira, Pernambuco confirmou a primeira morte por H3N2. O estado confirmou 43 casos da doença, embora esse número possa ser bem maior, já que apenas os pacientes em situações mais graves procuram ajuda médica. Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Paraná também já registram óbitos em decorrência do vírus.

Apesar do alerta, Alagoas ainda não divulgou um plano para a contenção da doença. O número de casos também não foi divulgado pela Sesau.

Só o que se sabe é que os sintomas do H3N2 são piores que os da Covid-19.

Quais os sintomas da H3N2?

São eles: