Alagoas registra primeiro caso suspeito de hepatite misteriosa em adolescente

O Ministério da Saúde (MS) está acompanhando pelo menos 72 casos da doença no Brasil.

Hepatite misteriosa: criança coloca a mão na lateral da barriga | © Divulgação

Hepatite misteriosa: criança coloca a mão na lateral da barriga | © Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirmou, na manhã deste sábado (4/6), que está monitorando o primeiro caso suspeito de hepatite misteriosa – a hepatite fulminante – em Alagoas. O Ministério da Saúde (MS) está acompanhando pelo menos 72 casos da doença no Brasil.

De acordo com a Sesau, o caso provável é de uma paciente de 16 anos, residente no município de Canapi, no Sertão do estado. A secretaria informou ainda que a adolescente foi submetida a atendimento ambulatorial, porque apresentou aumento nas taxas de enzimas do fígado.

O órgão reforça que a adolescente não precisou ser hospitalizada, mas permanece sendo monitorada pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs). A orientação da pasta é que qualquer suspeita deve ser notificada imediatamente pelos profissionais de saúde.

A hepatite misteriosa, que tem sido investigada em países da Europa e nos Estados Unidos, pode ter relação com o subtipo 41 do adenovírus. Por se tratar de uma doença ainda de causa desconhecida, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem monitorado o aumento repentino de casos entre crianças e adolescentes.

Para analisar os casos, o Ministério da Saúde instalou uma Sala de Situação que conta com a participação de especialistas do ministério e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).