Alagoas recorda os dez anos da enchente de 2010

Uma década depois, centenas de famílias ainda não receberam as casas do Programa da Reconstrução

Local atingido pela enchente de 2010

Local atingido pela enchente de 2010

Nesta quinta-feira, 18 de junho, a enchente que atingiu e destruiu parte dos municípios de União dos Palmares, Santana do Mundaú, Branquinha, São José da Laje, Murici, e outras 15 cidades em Alagoas, no ano de 2010, completa exatos 10 anos.

Uma década depois, a cidade de União dos Palmares cresceu com a criação de bairros populosos a partir do Programa da Reconstrução, que propôs entregar uma casa a cada família atingida pelas enchentes naquele ano.

Ano após ano, quem perdeu algum ente querido naquela fatídica madrugada, relembra com muita dor os momentos de agonia que viveram, alguns destes, se quer puderam sepultar seus mortos.

Mulher segurando a foto de um parente

Por outro lado, essa também é uma data em que muitos celebram a vida, pois acreditam terem escapado da morte durante uma das maiores enchentes da história de Alagoas.

Entre perdas e recomeços, existem aqueles para quem o dia 18 de junho de 2010, ainda não terminou. São centenas de famílias que perderam tudo na enchente, e até hoje, 10 anos depois, esperam para receber a chave de sua casa.

Sem qualquer expectativa, essas pessoas vivem pagando aluguel,ou na casa de parentes, muitas vezes em condições precárias, esperando o chamado que nunca chega, para finalmente tomar posse do que é seu.

Casas do Programa da Reconstrução

Medo de nova enchente

Essa semana o rio Mundaú voltou a assustar os moradores ribeirinhos, após longos dias de chuva em cidades de Alagoas e Pernambuco.

Cidade como União dos Palmares, registraram um aumento significativo no nível do rio, e a Defesa Civil emitiu diversos alertas de risco de enchente.

O riacho Cana Brava, um importante afluente que atravessa União dos Palmares e deságua no Mundaú, causou inundações, e acabou provocando a morte de um adolescente de 14 anos.

Já nesse 18 de junho, data em que se completa dez anos da enchente de 2010, o nível do rio segue normal.

Relembre outras cidades devastadas pela enchente de 2010

Anadia
Atalaia
Satuba
Jundiá
São José da Laje
Jacuípe
São Luís do Quitunde
Matriz de Camaragibe
Paulo Jacinto
Quebrangulo
Murici
Santana do Mundaú
Capela
Cajueiro
Viçosa
Rio Largo
Maragogi
Marechal Deodoro
Joaquim Gomes