Alagoas recebe pela primeira vez a vacina Pfizer contra a Covid-19

As 7.020 doses - que precisam ser armazenadas à -75ºC para manter a eficácia - estão previstas para chegar ao estado nesta segunda-feira (3).

Vacina Pfizer — © AFP/Arquivos

Vacina Pfizer — © AFP/Arquivos

Alagoas recebe pela primeira vez a vacina Pfizer contra a Covid-19. As 7.020 doses – que precisam ser armazenadas à -75ºC para manter a eficácia – estão previstas para chegar ao estado nesta segunda-feira (03/05), conforme anunciou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Para receber os lotes, o Programa Nacional de Imunização (PNI/AL) informou que preparou a estrutura necessária de acondicionamento. A vacina foi desenvolvida pela empresa alemã de biotecnologia BioNTech. O novo cronograma de vacinação só deve ser anunciado após a chegada das doses.

A fim de garantir o prazo máximo de validade a partir da data de fabricação, o imunizante será congelado e acondicionado em um freezer de ultrabaixa temperatura, que varia de -80°C a -60°C. Dessa forma, a vacina da Pfizer pode ser administrada em até seis meses.

Por conta do curto espaço de tempo e das exigências de armazenamento, o Ministério da Saúde recomendou que as vacinas do primeiro lote fossem distribuídas entre as 27 capitais do país, “de forma a evitar prejuízos na vacinação e garantir o esquema vacinal de 12 semanas entre uma dose e outra”.

No dia 23 de fevereiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu o registro definitivo da vacina no Brasil, o que permite que o imunizante seja comercializado, distribuído e utilizado pela população, tendo sido avaliado a partir de dados robustos dos estudos de qualidade, eficácia e segurança.

*Com informações de Agências