AL ocupa o 1° lugar no Nordeste com mortes por choque elétrico

O Nordeste continua sendo pelo terceiro ano consecutivo, a região que mais registra casos de mortes por choques elétricos

AL ocupa o 1º lugar no Nordeste com maior número de mortes por choque elétrico — © Gustavo Lopes/BR104

AL ocupa o 1º lugar no Nordeste com maior número de mortes por choque elétrico — © Gustavo Lopes/BR104

Alagoas — Alagoas é o estado do Nordeste onde mais se morre por choque elétrico considerando a área territorial. A pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abacopel), mostra ainda que Maceió se destaca com 20 ocorrências do total geral.

Segundo a Abracopel, no ano passado, foram registradas 47 ocorrências com 21 mortes em todo o estado, sendo 20 por choque elétrico e uma morte de uma criança de 7 anos durante um incêndio causado por um curto-circuito. No ranking nacional, quando considerada a área de cada estado, Alagoas só perde para o Distrito Federal.

A capital alagoana se destaca com 20 ocorrências do total geral, sendo sete mortes – seis por choque elétrico e uma por sobrecarga. Os outros casos ocorreram por incêndios que foram provocados por sobrecarga de energia. É uma das maiores ocorrências em todo o Nordeste, conforme demonstra o gráfico abaixo.

A capital alagoana se destaca com 20 ocorrências do total geral — © Abracopel

Sobre as mortes no estado, a maioria dos casos acontece na área urbana e rede aérea. Entre os dados, está o de Clara Jamilly dos Santos Silva, 7 anos, que morreu em um incêndio no Conjunto Freitas Neto, no Bairro do Benedito Bentes em agosto do ano passado, devido a um curto circuito.

O Nordeste, por sua vez, continua sendo pelo terceiro ano consecutivo, a região que mais registra casos de mortes por choques elétricos, com 42% do total. Em 2018, aconteceram 443 acidentes de origem elétrica, onde 280 pessoas perderam suas vidas. Somente com choque elétrico, foram 258 mortes e outras 18 pessoas foram vítimas de incêndios originados por sobrecargas elétricas.

O Sudeste ocupa a 2ª posição, com 20% do total de acidentes com mortes, seguido de perto pela região Sul, com 15%, pelo Centro-Oeste, com 12%, e pela região Norte, com 11% do total de vítimas fatais.

O Nordeste continua sendo a região que mais registra casos de mortes por choques elétricos — © Abracopel

Como prevenir?

De acordo com a Abracopel, quase 100% dos acidentes não deveriam ter acontecido se as pessoas fossem mais informadas a respeito dos riscos que a eletricidade oferece. A associação vem criando ações – todas elas gratuitas – oferecendo aos profissionais que lidam com a eletricidade todos os dias, ferramentas de conhecimento e conscientização.

Em Maceió, nos dias 21 e 22 de agosto (quarta e quinta-feira), a Abracopel trará dois dias inteiros de conhecimento para os profissionais da área. Especialista, em suas respectivas áreas de atuação, estarão ministrando dois eventos, o Roadshow – Segurança das Instalações Elétricas e Sistemas Fotovoltaicos e o Seminário Gerenciamento do Risco Elétrico, onde tirarão dúvidas e orientarão os técnicos. Os dois cursos são gratuitos e oferecem certificados de participação.

A inscrição para os eventos pode ser feita diretamente on-line no site da Abracopel ou pelo whatsapp no número, 11-94114-9559.