Alagoas

Alagoas lidera queda histórica nas mortes violentas no Nordeste, segundo Anuário de Segurança

Estado reduz em quase 50% o número de mortes violentas desde 2012 e lidera ranking nordestino, segundo levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Atualizado 7 meses atrás
Viaturas das forças de segurança de Alagoas alinhadas na orla de Maceió durante entrega de novos equipamentos | @ Pei Fon - Agência Alagoas
Viaturas das forças de segurança de Alagoas alinhadas na orla de Maceió durante entrega de novos equipamentos | @ Pei Fon - Agência Alagoas

O estado de Alagoas alcançou um marco inédito na área da segurança pública: foi o que apresentou a maior redução no número de mortes violentas intencionais (MVIs) de todo o Nordeste desde o início da série histórica monitorada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), em 2012. Os dados constam no Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (24), e revelam uma queda de 47,4% nos homicídios no estado ao longo dos últimos 12 anos — recuo de 2.171 casos em 2012 para 1.141 em 2023.

As MVIs abrangem crimes como homicídios dolosos, latrocínios (roubo seguido de morte) e lesões corporais que resultam em óbito. No ranking regional, Alagoas se destaca na liderança da queda percentual, à frente de Sergipe, com retração de 38,2%, e da Paraíba, que alcançou uma redução de 31,1%. Em contrapartida, estados como o Rio Grande do Norte registraram crescimento alarmante nesse tipo de crime, com aumento de 114,6% no mesmo período. Também apresentaram crescimento o Piauí (+29,4%), Maranhão (+27,7%) e Pernambuco (+3,9%).

Além do recorte de longo prazo, o anuário também aponta uma queda recente. Em relação a 2023, quando foram registrados 1.210 assassinatos, Alagoas teve retração de 5,7% no número de homicídios em 2024. O resultado coloca o último ano como o terceiro com menor número absoluto de mortes violentas na história do estado — atrás apenas dos anos de 2019 (1.095 mortes) e 2021 (1.138).

Outro dado de destaque se refere à taxa de homicídios por 100 mil habitantes. Em 2023, Alagoas registrou 35,4 mortes violentas para cada 100 mil pessoas — o segundo menor índice desde o início da série histórica. O único ano com resultado mais positivo foi 2019, quando a taxa chegou a 34,1.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, comemorou os números apresentados pelo FBSP. “Isso nos estimula e nos dá a certeza que estamos no caminho certo. Isso motiva os policiais, e iremos continuar nessa insistente estabilidade na redução que o próprio fórum descreve”, afirmou. Saraiva também destacou o protagonismo estadual: “Quando a gente fala do ano passado, que fizemos o melhor mês da série histórica, quando comparado a 2023, nós somos o terceiro do Brasil, mas somos o primeiro do Nordeste em redução de homicídios”.

Investimentos e estrutura

O governador Paulo Dantas atribui os avanços ao conjunto de investimentos e ações estruturais promovidos nos últimos anos. Segundo ele, a estratégia de modernização da segurança pública tem dado resultados consistentes. “Alagoas tem avançado no enfrentamento à criminalidade. Seguiremos reduzindo os números, porque ainda não estamos satisfeitos. Estamos realizando o maior investimento da nossa história em Segurança Pública e já conseguimos cortar pela metade o número de mortes em relação a 2012. Vamos melhorar ainda mais, porque em Alagoas, bandido se enfrenta e as pessoas de bem se protegem”, declarou.

Somente no último domingo (20), o governo estadual realizou a maior entrega de equipamentos para as forças de segurança já registrada no estado, totalizando mais de R$ 50 milhões em novos materiais. A iniciativa foi conduzida pessoalmente pelo governador e pelo secretário de Segurança Pública.

De acordo com o balanço do Executivo, entre maio de 2022 e junho de 2025, já foram investidos mais de R$ 700 milhões em modernização de equipamentos, construção de unidades, aquisição de tecnologias, capacitação profissional e melhoria da gestão estratégica da segurança pública.

A importância do Anuário

Publicação anual elaborada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Anuário reúne e sistematiza dados enviados por secretarias estaduais, polícias civis, militares, federal e outros órgãos ligados à segurança pública. O objetivo da iniciativa é promover transparência, facilitar o controle social, avaliar políticas públicas e fomentar o debate qualificado sobre os desafios e soluções para o setor.

Além de funcionar como uma base confiável de dados estatísticos, o documento tem papel estratégico na formulação de novas diretrizes para combater a criminalidade e fortalecer as instituições de segurança nos estados brasileiros.

Com os novos resultados, Alagoas consolida sua posição de destaque no combate à violência, ao mesmo tempo em que reforça seu compromisso com políticas públicas estruturadas, investimentos contínuos e a valorização das forças de segurança.

*Com Agência Alagoas