Alagoas já vacinou quase 80% da população adulta contra a Covid-19

1.826.448 de pessoas, com idade superior a 18 anos, já receberam pelo menos uma dose da vacina.

Vacina Pfizer – © Reprodução

Vacina Pfizer – © Reprodução

Quase dois milhões de alagoanos já foram vacinados com a primeira dose do imunizante contra o novo coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulgado no último sábado (04/09). Segundo os dados, 1.826.448 de pessoas, com idade superior a 18 anos, já receberam pelo menos uma dose da vacina, o que representa 79,21% da população adulta alagoana.

O número de vacinados no estado deixa Alagoas entre um dos que mais vacinam no Nordeste. O resultado reflete diretamente na queda no número de internações de pacientes em estado grave da doença, o que naturalmente impacta no número de óbitos. Neste sábado, Alagoas registrou 6 mortes por Covid-19, uma das médias de morte mais baixas em todo o país.

Hospitais como o Regional do Norte (HRN) e o Geral do Estado (HGE) zeraram o número de ocupação de UTI para a Covid-19, e pelo menos 17 cidades no interior do estado haviam zerado o número de casos sob investigação, como é o caso de São José da Laje, na Zona da Mata de Alagoas.

+ O que se sabe até agora sobre a variante Mu, identificada na Colômbia

Apesar do avanço na vacinação e da queda no número de casos graves, o estado ainda está em alerta sob o avanço da variante Delta. Para o secretário de Saúde do estado, Alexandre Ayres, “com a confirmação dos novos casos da variante delta em Alagoas, precisamos ficar atentos e lembrar que não podemos afrouxar os cuidados. Então devemos usar a máscara, higienizar as mãos, evitar aglomerações e atender ao chamado para as duas doses da vacina. Só assim venceremos o coronavírus, mesmo diante da variante delta”.

Secretário de Estado da Saúde Alexandre Ayres — © Reprodução/Twitter