publicidade
publicidade
Alagoas

Alagoas foi o estado mais violento para população LGBTI+ em 2021

Alagoas lidera o ranking de mortes de homossexuais por milhão de habitantes.

Publicado: | Atualizado em 12/05/2022 08:00


Pessoas com a bandeira LGBTQIA - @Reprodução
Pessoas com a bandeira LGBTQIA - @Reprodução

Um levantamento divulgado pelo Observatório de Mortes e Violências contra LGBT no Brasil, que foi divulgado nesta quarta-feira (11/05), revelou que Alagoas foi o estado mais violento contra a população LGBTI+ em 2021.

O Dossiê 2021 de Mortes e Violências Contra LGBTI+ apontou que, levando em consideração o número de mortes por milhão de habitantes, Alagoas lidera o ranking com 4,7, seguido do Mato Grosso (3,36 mortes por milhão) e Mato Grosso do Sul (3,17 mortes por milhão).

A média nacional considerando os outros estados foi de 1,48 em 2021. Em números absolutos, Alagoas cai para 9ª posição no ranking. Foram 16 mortes no estado no ano em questão.

O levantamento concluiu ainda que há uma ligação entre o fato de Alagoas  ser o estado mais violento contra a população LGBTI+ em 2021, em termos proporcionais, e também ser o que apresenta o pior IDH do país.

Em 2017, segundo o Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil, Alagoas possuía um IDH de 0,683, índice considerado médio e comparável ao de alguns países africanos.

“O caso de Alagoas é emblemático por evidenciar que uma população em condição de vulnerabilidade, com acesso limitado a direitos elementares, como saúde, educação, emprego e renda, tende a ser mais violenta. Com essa afirmação não pretendemos fazer uma associação direta entre pobreza e criminalidade, o que seria falso e discriminatório, mas chamar a atenção para a necessidade de ação do Estado em locais desprovidos de recursos básicos e que, infelizmente, tornam-se inseguros, das mais variadas formas, para a sua população”, diz um trecho do documento.

veja também

Transbordamento do riacho Canabrava, em União dos Palmares | © Rayane Rodrigues
Alagoas
É FAKE informação sobre a interrupção do fornecimento de energia em União

A Equatorial emitiu uma nota alertando sobre as mensagens falsas que circulam nas redes sociais a respeito do fornecimento de energia elétrica.


Chuvas em União dos Palmares | © Johny Lucena
Alagoas
União e mais 74 cidades alagoanas estão sob alerta de chuva emitido pelo Inmet

Na manhã desta sexta-feira (1/07), União dos Palmares registrou um aumento elevado no nível de água do Rio Mundaú.


Paulo Dantas | © Alyson Santos
Alagoas
Justiça determina que Paulo Dantas remova vídeos do Instagram

Na decisão, a magistrada determina a remoção de dois vídeos onde ele participa da assinatura de ordens de serviço no interior do Estado de Alagoas.


Semana do Bombeiro Militar | © Ascom CBMAL
Alagoas
CBMAL comemora Dia Nacional com a Semana do Bombeiro Militar

Eventos sociais serão realizados de 02 a 10 de julho.


Governador de Alagoas, Paulo Dantas | © Alyson Santos
Alagoas
Paulo Dantas anunciará novos investimentos para União nesta sexta-feira (1)

Um convênio entre o governo do Estado de Alagoas, SEINFRA e União dos Palmares vai liberar recursos para melhorias de diversos bairros do município.