AL: Taxa de ocupação de leitos de UTI registra nova queda e chega a 44%

O número significa que, dos 400 leitos disponíveis para pacientes em estado grave da doença, 177 estão ocupados.

Dos 400 leitos de UTI exclusivos para pacientes com a Covid-19, 177 estão ocupados | © Thiago Duarte

Dos 400 leitos de UTI exclusivos para pacientes com a Covid-19, 177 estão ocupados | © Thiago Duarte

Com as ações desenvolvidas pelo Governo de Alagoas no enfrentamento à pandemia da Covid-19, a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), exclusivos para o tratamento da doença, voltou a registrar queda nas unidades hospitalares do Estado.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), nesta quinta-feira (22/7), o percentual de ocupação correspondeu a 44%. Isso significa que, dos 400 leitos disponíveis para pacientes em estado grave da doença, 177 estão ocupados.

Um índice abaixo dos 50% não era visto na Rede Pública de Saúde desde o dia 31 de janeiro deste ano, de acordo com dados da Central de Regulação de Leitos de Alagoas. Na semana passada, a taxa de ocupação de leitos de UTI foi menor do que 60%, o que não se via no estado desde fevereiro.

Ontem, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, comemorou a queda de ocupação dos leitos de UTI decorrente do avanço da campanha de vacinação contra a Covid-19. Ele também apelou para que a população mantenha as medidas de prevenção contra o novo coronavírus.

“Mais uma vez Alagoas é exemplo para o Brasil no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Com a ampliação de leitos hospitalares, o avanço da campanha de vacinação e, seguindo sempre a ciência, estamos reduzindo a ocupação dos leitos exclusivos para Covid-19 na Rede Pública de Saúde”, ressaltou Ayres.