AL prorroga e amplia vacinação contra Influenza para toda população

A medida já está em vigor e atende a determinação do Ministério da Saúde. O imunizante protege contra a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e a Influenza B.

Vacinação contra Influenza é ampliada para todas as pessoas acima de 6 meses de idade | © Reprodução

Vacinação contra Influenza é ampliada para todas as pessoas acima de 6 meses de idade | © Reprodução

A vacinação contra a Influenza em Alagoas – programada para ser encerrada nesta sexta-feira (9/7) – foi prorrogada e ampliada para toda a população acima de seis meses de idade. O imunizante protege contra a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e a Influenza B.

O Governo do Estado informou que a medida já está em vigor e atende a determinação do Ministério da Saúde, uma vez que, até esta segunda-feira (5), Alagoas e os demais estados brasileiros vacinaram menos de 50% do público-alvo anteriormente estipulado, quando a meta mínima deve ser de 90%.

Segundo os dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI), apenas 44,90% do público previamente estabelecido foi imunizado no estado. Isso significa que, 538.004 alagoanos receberam a vacina contra a gripe, dos 1.198.127 que estavam anteriormente preconizados.

A assessora do PNI em Alagoas, Rafaela Siqueira, ressaltou que com a ampliação da campanha de vacinação contra a Influenza para toda a população, agora não há motivos para deixar de se imunizar. Isso porque, segundo ela, a doença é tão grave quanto a provocada pela Covid-19.

“Já realizamos vários apelos aos alagoanos e voltamos a enfatizar que a Influenza é uma doença grave, que pode levar à internação e evolução do paciente para óbito. Situação que pode ocorrer com maior facilidade durante o inverno e o período chuvoso, o qual estamos vivenciando atualmente”, alerta Rafaela.

Ela ressaltou ainda que, pessoas que tomaram recentemente a vacina do novo coronavírus devem aguardar 14 dias para tomar o imunizante contra a Influenza, que é contraindicada apenas para quem tem histórico de alergia ao ovo de galinha.