AL: Governo Federal reconhece situação de emergência em 9 cidades afetadas pelas chuvas

A portaria com os reconhecimentos foi publicada na edição desta sexta-feira (27/05) do Diário Oficial da União (DOU).

Várias cidades de Alagoas afetadas por causa das chuvas intensas | © Sedurbs

Várias cidades de Alagoas afetadas por causa das chuvas intensas | © Sedurbs

O Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, reconheceu a situação de emergência em nove cidades de Alagoas afetadas por causa das chuvas intensas. A portaria com os reconhecimentos foi publicada na edição desta sexta-feira (27/05) do Diário Oficial da União (DOU).

Barra de São Miguel, Boca da Mata, Coité do Nóia, Coruripe, Marechal Deodoro, Penedo, Rio Largo, Roteiro e Santa Luzia do Norte são os municípios citados. Conforme o alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de que as chuvas voltem com mais intensidade durante o fim de semana.

“Essas chuvas deverão cair novamente em áreas que já foram atingidas, como as localidades da grande Recife, Maceió e todo o leste da região nordeste”, explicou a meteorologista e coordenadora geral de meteorologia aplicada do Instituto, Marcia Seabra, durante coletiva à imprensa nesta quinta-feira (26).

Com o reconhecimento de emergência pela Defesa Civil Nacional, os municípios estão aptos a solicitar recursos do Governo Federal para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.