Acidente, prisão e mortes: Veja detalhes do sequestro de adolescente em Arapiraca

O caso mobilizou a população da cidade e as forças de segurança pública do estado.

Adolescente sequestrada em Arapiraca abraça o pai após o resgate — © Polícia Civil

Adolescente sequestrada em Arapiraca abraça o pai após o resgate — © Polícia Civil

Terminou na noite desta quarta-feira (16/6) a angustia e a aflição da família da garota Mariana Santos da Silva Farias, de 14 anos, que foi sequestrada na porta de casa, no bairro Verdes Campos, em Arapiraca. O caso mobilizou a população da cidade e o aparelho de segurança pública do estado.

O crime, flagrado por câmeras de segurança, aconteceu no fim da manhã de ontem, no momento em que a família chegava em casa após apanhar a filha na escola. Na ocasião, três homens que estavam escondidos nas proximidades, invadiram o imóvel, enquanto o pai da vítima guardava o carro na garagem.

Segundo a polícia, os suspeitos estavam com um uniforme de um estabelecimento comercial famoso em um Onix Vermelho. Após colocarem a menina no veículo, eles fugiram do local no sentido da rodovia AL-115. A polícia foi acionada e de imediato deu início às buscas.

Por volta das 21h, Mariana foi localizada, ilesa, às margens da rodovia AL-220, próximo à Usina Porto Rico, no município de Campo Alegre. A informação foi dada pelo secretário de Segurança Pública (SSP), Alfredo Gaspar de Mendonça, por meio das redes sociais.

Em vídeo, ele informou que a menina está bem e que fez uma chamada de vídeo com os pais, que estavam indo ao seu encontro para buscá-la. “A garota está salva e graças a Deus está tudo em ordem”, disse o secretário após parabenizar o trabalho das forças policiais.

Após ser resgatada, Mariana fez pose com alguns dos policiais militares — © Divulgação

Em casa

Apesar de todo o drama, a garota foi resgatada em segurança. Em imagens divulgadas pela Polícia Militar, Mariana aparece acenando já aliviada dentro da viatura, e em seguida, fez até pose ao lado de um grupo de policiais que participaram do resgate. Enquanto isso, uma multidão a esperava na porta de casa.

Dois suspeitos presos e três mortos

Também por meio das redes sociais, após informar ter localizado a adolescente, o secretário Alfredo Gaspar disse que, durante as buscas pelos envolvidos no sequestro, três dos criminosos foram mortos em uma troca de tiros com a polícia e outros dois foram presos.

“Nós chegamos a socorrer os criminosos para o Hospital de Emergência do Agreste, mas eles morreram. Os outros dois que estavam em Maceió e têm ligação com o crime, foram presos e serão ouvidos”, disse o delegado Gustavo Xavier, diretor da Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic).

O delegado contou que os dois homens foram pegos com o veículo usado no crime no conjunto Gama Lins, em Maceió, e que teriam informado detalhes da localização dos outros suspeitos. A polícia, então, se deslocou para o interior do estado ao encontro deles.

“Seguimos para a cidade de Anadia, e no momento em que fomos abordar o veículo na zona rural, os ocupantes desceram e deflagraram diversos disparos de arma de fogo contra as equipes. Houve o revide e eles foram levados para o hospital, porém vieram a óbito”, acrescentou Gustavo.

Câmeras de segurança registraram o momento em que a menina foi retirada de casa — © Reprodução

Criminoso conhecia o pai da vítima

Durante a entrevista para falar sobre o resultado da operação, o delegado Gustavo Xavier revelou à imprensa o motivo pelo qual os criminosos sequestraram a adolescente. Segundo ele, os suspeitos tinham o objetivo de conseguir dinheiro da família da jovem por meio de um pedido de resgate.

O delegado disse ainda que um dos bandidos, identificado apenas como Maurício, conhecia o pai da menina e teria planejado o crime. Ele era morador da cidade de Arapiraca e teria contratado os dois homens de Maceió para que fosse feito o sequestro de Mariana.

“Um deles era morador de Arapiraca e conhecia o pai da adolescente de 14 anos. Após informações passadas pelos dois presos em Maceió, eles receberam o pedido por parte do criminoso chamado Maurício, que teria contratado os dois de Maceió para que fosse feito o sequestro da menina, com a promessa de pagamento de uma vantagem mais à frente que ocorreria após pedido de resgate diretamente com a família. Pelo depoimento dos que foram presos, eles queriam dinheiro da família”.

Os dois presos foram encaminhados para a sede da Deic, no bairro de Santa Amélia, em Maceió, para os procedimentos cabíveis.

Secretário de Segurança Pública sofre acidente

Ainda na noite de ontem (16), durante as buscas pela adolescente, o secretário Alfredo Gaspar chegou a se envolver em um acidente nas imediações de São Miguel dos Campos. O veículo em que ele estava, saiu da pista, em circunstâncias ainda não esclarecidas, mas ninguém ficou ferido gravemente.