7 condutores foram presos em operações da Lei Seca durante o carnaval

Ação percorreu dez municípios alagoanos com o intuito de garantir segurança à população

7 condutores foram presos em operações da Lei Seca no período carnavalesco — © Ascom/Detran-AL

7 condutores foram presos em operações da Lei Seca no período carnavalesco — © Ascom/Detran-AL

Alagoas — 7 condutores foram presos por embriaguez ao volante durante operações da Lei Seca, coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), no Carnaval de 2020. A equipe percorreu diversas cidades do estado entre os dias 19 e 26 de fevereiro.

Com o objetivo de garantir que a população curtisse os dias de folia com segurança, a ação esteve presente nos município de Palmeira dos Índios, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Boca da Mata, São Luiz do Quitunde, Barra de Santo Antônio, Murici, União dos Palmares, São José da Laje e Maceió.

Ao todo, 1.098 veículos foram abordados e 1.146 testes de alcoolemia realizados. Sete foram condutores presos por embriagues ao volante, número que, em 2019, foi de apenas dois. Também foram aplicadas 214 Autos de Infração de Trânsito (AITs), 65 condutores flagrados sem CNH e 36 se recusaram a fazer o teste e foram autuados.

“Tivemos mais prisões porque fomos em locais diferentes, como Boca da Mata, Murici e São José da Laje. A nossa missão é localizar os pontos mais vulneráveis para retirar o perigo de circulação. As pessoas precisam ter consciência e perceber o risco de conduzir veículo sem o preparo adequado”, explica o coordenador da Lei Seca em Alagoas, tenente Emanuel Costa.

Além da fiscalização, o Detran de Alagoas também levou ações de rua em alusão à campanha “Quem vai pra rua vai de boa”, que contou com distribuição de panfletos educativos contendo dicas de trânsito, entrega de brindes da campanha, como mochilas, squeezes, ventarolas e panfletos, além de a presença de arte educadores que, de forma lúdica, passaram a mensagem de sensibilização.

Ele ressalta que a intenção é seguir fortalecendo a operação durante todo o ano. “O trabalho vai continuar forte, com ações educativas em faculdades, escolas e empresas, e vamos seguir aumentando as ações de fiscalização a cada mês, com o foco de evitar tragédias”, afirma Costa.

*com informações do Detran/AL