A luta contra as fake news é uma batalha que une todas as secretarias estaduais de Comunicação. O 2° Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, realizado no Rio de Janeiro, reúne representantes do setor das cinco regiões do Brasil para debater os desafios da comunicação governamental, com foco principal nas fake news. O evento foi aberto pelo governador Cláudio Castro e o secretário de Comunicação Igor Marques, com a presença de mais de 100 jornalistas convidados.
O combate às fake news é uma prioridade para o Estado. “É um desafio que deve ser encarado com prioridade. As fake news precisam ser combatida para que os cidadãos não sejam prejudicados em suas vidas”, declarou Joaldo Cavalcante, secretário de Estado da Comunicação. Ao final do encontro, na quinta-feira (21), em uma cerimônia no Cristo Redentor, será apresentada uma carta-compromisso para o enfrentamento à desinformação. O secretário-executivo da Secom Alagoas, Wendel Palhares, também participa do evento.
“Fake news devem ser combatida com informação. Desinformação se combate com apuração”, afirmou Igor Marques na abertura do fórum. Durante os painéis “Foco no digital: do processo licitatório ao diálogo com a população” e “Rádios comunitárias: da regulamentação à divulgação das notícias”, foi discutido sobre a importância do conselho para o serviço público e sobre a necessidade de fortalecer a comunicação institucional e a democracia. Além disso, foi apresentado o projeto do Centro de Mídia do GovRJ, que está sendo construído na sede do governo e vai abrigar todos os setores da Comunicação do Estado do Rio.
A luta contra as fake news é essencial para garantir que as informações cheguem à população de forma correta e assertiva. O 2° Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação reúne representantes dos cinco estados brasileiros para discutir os desafios da comunicação governamental e apresentar soluções para combater as fake news. A iniciativa busca fortalecer a democracia e garantir que os cidadãos tenham acesso às informações corretas e confiáveis.
Durante os dias à frente do governo, Ronaldo Lessa dará continuidade às agendas locais e reforçará as ações prioritárias do estado até o retorno de Dantas.
A Casal recomenda o consumo consciente durante o período e disponibiliza o atendimento pelo Call Center no número 0800 082 0195, das 7h às 20h, para mais informações.