Agricultura

Alagoas proíbe plantio de soja por 90 dias para combater praga nas lavouras

A partir do dia 10 de janeiro de 2026, produtores devem manter campos vazios para evitar a ferrugem asiática; medida vale para todo o estado.

Close-up de vagens de soja secas em uma plantação sob um céu nublado, representando o período de colheita ou o início do vazio sanitário.
Alagoas iniciará período de 90 dias de vazio sanitário da soja para combater a ferrugem asiática. (Foto: Alfribeiro_Guettyimages)

ALAGOAS — Começa no dia 10 de janeiro de 2026 o período de vazio sanitário da soja em Alagoas. Durante 90 dias, fica proibido plantar ou manter qualquer pé de soja vivo nas propriedades rurais do estado.

Por que o plantio será suspenso?

A medida é uma estratégia de defesa para proteger as futuras safras de uma doença agressiva chamada ferrugem asiática:

  • Interrupção da doença: O fungo que causa a ferrugem precisa da planta viva para sobreviver. Sem a soja no campo por três meses, o ciclo da praga é quebrado.
  • Eliminação obrigatória: Além de não plantar, o agricultor deve retirar as plantas que nascem sozinhas (chamadas de “guaxas” ou voluntárias).
  • Vigilância total: A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) fiscalizará todo o território alagoano para garantir o cumprimento da norma.

A regra segue orientações do Ministério da Agricultura e Pecuária através do Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja.

Erros? Sugestões? Fale com a redação: contato@br104.com.br