Mundo

Alagoana atuou no Afeganistão e em mais 10 países pelo Médicos Sem Fronteiras

Renata Santos é natural de São Miguel dos Campos.

Publicado: | Atualizado em 26/10/2021 08:52


Renata Santos no Afeganistão - @Divulgação
Renata Santos no Afeganistão - @Divulgação

A alagoana de São Miguel dos Campos, Renata Santos, foi reconhecida como um dos grandes destaques da organização Médicos Sem Fronteiras (MSF). A psicóloga, que tem apenas 37 anos, é a presidente do Conselho da MSF-Brasil, que gerencia 214 profissionais brasileiros que atuam em todo o mundo.

Renata tem a experiência de ter atuado em pelo menos 11 projetos internacionais, em países como Iraque, Líbano, Moçambique e Turquia. Ela também trabalhou na tragédia de Brumadinho, onde integrou a equipe de saúde mental. “Dependendo do trabalho, não temos tempo nem de mandar mensagens para os amigos”, pontuou.

A psicóloga também trabalhou no Afeganistão em 2014, um ano atípico por se tratar de um período eleitoral. Em entrevista ao O Globo, ela contou sobre um episódio de muita tensão que viveu naquele primeiro semestre no país.

“Havia um clima tenso no ar. No dia anterior, escutamos barulhos de bombas cada vez mais próximos”, recorda-se. Ao perceber o tremor, Renata correu para uma espécie de bunker com sua mala de cinco quilos, que precisa estar sempre pronta para situações como esta. O alívio, porém, veio logo em seguida: a casa onde estava abrigada não havia sido bombardeada. O balanço fora causado, na verdade, por um… terremoto.

Sobre sua cidade natal, a alagoana contou que são poucos os momentos em que consegue voltar para casa, mas que quando volta para Alagoas, faz o possível para aproveitar cada segundo da visita e valorizar o tempo ao lado dos pais e irmãos.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Rei Charles III | @ Samir Hussein
Mundo
Saúde do rei Charles III piora e detalhes do funeral são atualizados

De acordo com o site The Daily Beast, uma fonte próxima da família real britânica afirma que o monarca está pior do que deixam transparecer.


Mundial de Robótica | @ Tomaz Silva / Agência Brasil
Mundo
Brasil vence Mundial de Robótica nos Estados Unidos

Estudantes brasileiros garantiram o primeiro e o segundo lugar na modalidade de 9 a 16 anos, além de levar mais sete prêmios técnicos.



O casamento em massa foi chamado de Elope e o Eclipse em Russellville, no Arkansas | @ Reprodução
Mundo
Norte-americanos comemoram o eclipse total do sol com casamentos

Em Russellville, no Arkansas, cerca de 400 casais celebraram matrimônio durante a passagem do fenômeno que produziu a sombra da lua.


Eclipse total do sol | @ Reprodução/Observatório Nacional
Mundo
Saiba como ver o eclipse total do Sol que acontece nesta segunda-feira

Embora a América do Sul não seja contemplada com a aparição do fenômeno, os brasileiros poderão observá-lo de outra maneira.