Interior

Indígenas voltam a bloquear trecho da BR-101, em Joaquim Gomes

Os manifestantes protestam contra o PL 490/2007, que prevê modificações no Estatuto do Índio, determinando que as terras ocupadas por eles sejam demarcadas.

BR-101 bloqueada por índios – © Assessoria/PRF
BR-101 bloqueada por índios – © Assessoria/PRF

O trecho da BR-101, no km 24, nas proximidades de Joaquim Gomes, foi novamente interditado na manhã desta quarta-feira (23/06) por um grupo de indígenas. A informação foi repassada pela assessoria de imprensa da PRF (Polícia Rodoviária Federal).

De acordo com as informações, os manifestantes voltaram a ocupar os dois sentidos da via. Agentes da PRF estão no local e devem negociar a liberação das duas faixas da rodovia.

Ontem, terça-feira (22/06), um grupo de indígenas fecharam os dois sentidos da via. Eles são contra o Projeto de Lei (PL) 490/2007 e exigem a retirada dele de forma definitiva da pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJC) da Câmara.

O documento prevê modificações no Estatuto do Índio, determinando que as terras ocupadas por indígenas sejam demarcadas por meio de lei. No entanto, o texto do documento é considerado um retrocesso para a população indígena.