O prefeito Areski Freitas (MDB) assinou um decreto determinando o toque de recolher na cidade, para tentar conter o avanço da pandemia em União dos Palmares. A medida começa a valer a partir desta quinta-feira (18/03) e é válida enquanto durar a fase vermelha no estado.
Durante esse período, fica proibida a circulação de pessoas entre 21h e 5h em todo o território municipal. O deslocamento de quem trabalha em atividades essenciais e que precisa se deslocar no horário determinado, será garantido, mas deve ser justificado.
Caso seja identificado que não se trata de uma ação motivada por serviço essencial, ele será conduzido para casa pela Policia Militar (PM), conforme alertou o governador Renan Filho (MDB), ao anunciar o recuo de todo o estado para a fase mais rígida da quarentena, na quarta-feira (17).
A Secretária de Saúde, Geany Vergeth, informou que as decisões foram motivadas pelo aumento dos casos de Covid-19 na cidade e da confirmação do contágio de um morador pela variante. Ela reforçou a importância do uso da máscara e pediu a colaboração da população para evitar o avanço da doença.
“[…] Precisamos usar a máscara. A gente pede, repete, pede a todo momento, Mais uma vez: pessoal, essa luta não é só da gestão. Se cada cidadão palmarino não entender que vocês são as pessoas principais nesse momento, a gente não vai conseguir avançar”, reforçou a secretária.

Equipe da Guarda Civil durante fiscalização em Campo Grande — © Campo Grande News
