Como medida de enfrentamento ao avanço do novo coronavírus, o governador Renan Filho (MDB) anunciou, no final da tarde desta terça-feira (16/03), o avanço dos 102 municípios alagoanos para a fase vermelha do Plano de Distanciamento Social Controlado (DSC).
Com as novas medidas, todo o estado passa agora para a fase mais rígida da quarentena. O Sertão e o Agreste já estavam na fase vermelha, enquanto as demais regiões estavam na laranja. O estado estava desde setembro de 2020 na fase azul, com regras mais flexíveis.
A medida leva em consideração o aumento no número de casos e mortes provocadas pela doença, que vêm crescendo diariamente, bem como o aumento da taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que nesta terça chegou a 88% em todo o estado.
Segundo o governador, as novas regras passam a valer a partir das zero horas da próxima sexta-feira (19), para que os estabelecimentos possam se adequar ao novo decreto, que será publicado ainda na noite de hoje, em uma edição suplementar do Diário Oficial do Estado (DOE).
O documento vai permitir o funcionamento de academias, respeitando o limite máximo de funcionamento de 30% da capacidade e com agendamento. Além disso, pessoas com comorbidades e acima de 60 anos estão proibidas de frequentaram esses estabelecimento nesse período.
Funcionamento do comércio
O novo decreto reduziu drasticamente o funcionamento do comércio. “Estamos desencontrando os horários de abertura e funcionamento para ajudar a reduzir o número de pessoas nos transportes públicos”, disse o governador.
• O Comércio em geral, no Centro da capital e no interior, abre das 9h às 17h e fecha aos sábados, domingos e segundas-feiras;
• Lojas de rua e galerias abrem das 10h às 18h, e fecham aos sábados, domingos e segundas-feiras;
• Shoppings centers abrem das 11h às 20h, e fecham aos sábados, domingos e terças-feiras;
• Bares e restaurantes fecham as portas nos finais de semana;
• Praias, calçadões, lagoas e rios fecham nos finais de semana. Durante a semana podem ser utilizados para atividade física individualmente ou pequenos grupos;
• Igrejas e templos seguem funcionando com 30% da capacidade máxima;
• Salões de beleza seguem funcionando com capacidade reduzida e sob agendamento, não haverá possibilidade de ir e aguardar em fila. Se houver fila e a fiscalização flagrar, o estabelecimento será fechado. Se você possui um estabelecimento dessa natureza e quer continuar trabalhando nesse pico, por favor, agende.
Covid-19 em Alagoas
O boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulgado hoje, confirmou mais 1.154 novos casos da Covid-19 em Alagoas. Dessa forma, o estado tem um total de 142.544 casos confirmados do novo coronavírus até o momento, dos quais 3.717 estão em isolamento domiciliar.
Ainda conforme o boletim, outros 134.837 pacientes já finalizaram o período de isolamento, não apresentam mais sintomas e, portanto, estão recuperados da doença. Há 14.260 casos em investigação laboratorial. Foram registradas 18 mortes em território alagoano. Com isso, Alagoas tem 3.234 óbitos por Covid-19.

Renan Filho anuncia novas medidas de enfrentamento à Covid-19 em Alagoas — © Reprodução
