União dos Palmares

Celebrações de 20 de Novembro vão acontecer de ‘forma simbólica’ em União

Em virtude da pandemia da COVID-19, o Parque Memorial Quilombo dos Palmares terá limitação de acesso de até 300 pessoas por dia.

Publicado: | Atualizado em 17/11/2020 11:16


Parque Memorial Quilombo dos Palmares —  UOL
Parque Memorial Quilombo dos Palmares — UOL

O Governo de Alagoas, através da Secretaria do Estado da Cultura (Secult), a Fundação Cultural Palmares, por intermédio do Ministério do Turismo, e a Prefeitura de União dos Palmares informaram, nessa segunda-feira (16/11), o cancelamento das celebrações do Dia da Consciência Negra.

Com isso, o tradicional evento que faz parte das celebrações de novembro no município, será celebrado de ‘forma simbólica’ e ‘silenciosa’. A decisão levou em consideração o Decreto nº 71.467, de 29 de setembro de 2020, e em virtude da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

“O Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, será aberto a partir do dia 20, com horário de funcionamento de 7h às 17h, e limitação de acesso de até 300 pessoas por dia. A entrada será feita democraticamente por ordem de chegada”, informou a Secult.

Nas redes sociais a decisão foi criticada, uma vez que as campanhas eleitorais em União dos Palmares foram ‘regadas’ de muitos abraços e aglomerações. As caminhadas pareciam mesmo blocos de carnaval pela quantidade de pessoas que participavam, e nem se quer lembravam que a pandemia continua.

“Nas eleições não teve todo esse controle de distanciamento pessoal/social. Como sempre… a educação e cultura sempre ficam por último. Nos comícios não houve esse controle e/ou preocupação”, escreveu um internauta. “Recorde de público, ultrapassou o MACEIÓ FEST, foi as eleições 2020 em Alagoas”, criticou outro.

Em resposta, a Secult disse que ‘não é responsável pelas eleições’, e que está tomando todos os cuidados em respeito a população e seguindo decreto publicado no Diário Oficial do Estado.

Serra da Barriga

A Serra da Barriga, hoje considerada Patrimônio Cultural do Mercosul, foi sede do Quilombo dos Palmares, o maior das Américas, onde viveram, entre 1597 e 1695, mais de 30 mil negros, grande parte fugida do cativeiro e que se autodeclarava liberta da escravidão, sob o comando de Zumbi, morto em combate na Serra Dois Irmãos, no município de Viçosa, no dia 20 de novembro de 1695.

Nota da Secult — © Divulgação

Nota da Secult — © Divulgação


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Torneira de água | © Reprodução
União dos Palmares
Verde Alagoas anuncia paralisação no abastecimento de água em União dos Palmares

Algumas áreas da cidade serão mais afetadas pelo desabastecimento, com previsão de normalização integral da distribuição de água na terça-feira (07).


Joelho com Luxação de patela - @Reprodução
União dos Palmares
União: Jovem sofre “luxação de patela” durante prática esportiva e é socorrido pelos Bombeiros

O adolescente, que se queixava de dores intensas no membro inferior esquerdo, foi prontamente assistido pelos profissionais, que confirmaram a suspeita de luxação de patela.



Esgoto a céu aberto na Travessa Juvenal Mendonça
União dos Palmares
Esgoto a céu aberto na travessa Juvenal Mendonça

Moradores têm passado por esse problema há muito tempo e sido cobrados pela Verde Alagoas por um serviço que não existe.


Vereador Marcos Filho e prefeito Kil | @ Divulgação
União dos Palmares
Prefeito Kil sanciona Lei de Regulamentação de Trilhas Ecológicas proposta pelo vereador Marcos Filho

Lei visa promover o uso sustentável dos recursos naturais e garantir a segurança dos praticantes nas áreas ambientais do município