Maceió

Francisco Sales quer instalar comissão permanente para acompanhar ações da Braskem

O vereador lembrou que a condução das medidas e ações da Braskem sobre a remoção dos moradores estão deixando a população ainda mais apreensiva

Publicado: | Atualizado em 25/09/2020 07:05


Vereador Francisco Sales - Reprodução
Vereador Francisco Sales - Reprodução

O vereador Francisco Sales (PSB) vem coletando assinaturas entre os membros da Câmara de Maceió para conseguir instalar uma comissão permanente para acompanhar os trabalhos feitos pela Braskem na região dos bairros de Pinheiro, Bebedouro, Mutange e Bom Parto.

A proposta é que o Legislativo Municipal possa estar perto das ações tomadas pela empresa sobre o andamento do pagamento das indenizações dos moradores, do preenchimento das minas de sal e, principalmente, no cumprimento do termo de acordo firmado com o município para reparação dos danos provocados.

“Estamos vendo que alguns pontos desse termo não estão sendo cumpridos em sua íntegra, como os sismógrafos que não foram instalados pela Braskem. O Governo do Estado e a Prefeitura de Maceió não pressionam essa empresa criminosa que parece fazer o que quer com a nossa cidade”, afirmou Francisco Sales.

O vereador lembrou que a condução das medidas e ações da Braskem sobre a remoção dos moradores estão deixando a população ainda mais apreensiva, já que não é apresentado um estudo efetivo e conclusivo sobre a extensão dos danos.

“A cada novo mapa a população fica na incerteza do que vai acontecer. Não adianta dizer o que será feito daqui a quatro ou cinco anos, sem efetivamente dizer até onde o afundamento do solo pode atingir, quantas pessoas vão precisar sair de suas casas e quais localidades realmente serão atingidas”, emendou o vereador.

Francisco Sales foi o propositor da Comissão Especial de Investigação (CEI) que concluiu pela responsabilidade da Braskem sobre a tragédia, que atinge os quatro bairros e também pela omissão da Agência Nacional de Mineração (ANM) nas fiscalizações da atividade de mineração da empresa.

Segundo Francisco Sales, a Câmara de Vereadores precisa acompanhar de perto essas medidas tomadas pela empresa, em conjunto com o município, independente de qualquer legislatura. “Temos uma previsão de que as cinco minas serão preenchidas em cinco anos. E até lá quem vai acompanhar e representar a população nessas ações? Por isso, temos instalar essa comissão de forma permanente para acompanhar de perto e cobrar da Braskem a sua responsabilidade”, colocou o vereador.

Vereador Francisco Sales - @Reprodução

Vereador Francisco Sales – @Reprodução


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

JHC, prefeito de Maceió | © reprodução
Maceió
Às vésperas da eleição, JHC quer empréstimo de R$ 400 milhões

A proposta foi entregue na Câmara Municipal com um pedido de tramitação em regime de urgência.



Laura Lima relatou o ocorrido em seu perfil no Instagram | @ Reprodução
Maceió
Mãe de autista diz que filho foi impedido de brincar com o pai em espaço de brinquedos de shopping

Segundo Laura Lima, uma funcionária não entendeu a necessidade do seu filho de brincar com o pai para conseguir socializar e se divertir.



Cemitério Nossa Senhora da Piedade, no bairro do Prado — © Ascom Sudes
Maceió
Sem vagas em cemitério, Maceió tem 120 corpos acumulados no IML

Segundo a promotora de Justiça, Karla Padilha, a imensa maioria dos corpos são de indigentes