União dos Palmares

União dos Palmares: Novo decreto trás medidas mais severas contra o covid-19

As medidas atingem diversas categorias do município

Publicado:


O prefeito do município de União dos Palmares, Areski Freitas (MDB-AL), assinou um novo decreto com medidas para o enfrentamento ao coronavírus.

A partir de agora, por exemplo, os motataxistas terão que seguir novas regras para continuarem realizando o transporte no município. De acordo com o que preconiza o novo decreto, os mototaxistas deverão trabalhar de acordo com a numeração do colete.

Os que tiverem os números pares, trabalham nos dias pares, o que forem números ímpares, só circulam em dias ímpares.

Confira as novas regras:

Art. 1º Os estabelecimentos comerciais autorizados a funcionar durante o estado de emergência deverão imediatamente adotar medidas para inibir a concentração de pessoas em seu interior, na proporção de uma pessoa para cada quatro metros quadrados das respectivas áreas disponíveis de atendimento.

Art. 2º. Aos trabalhadores dos estabelecimentos autorizados a funcionar e que tenham contato direto com o público deverão ser disponibilizados, pelo empregador, equipamentos de proteção individual, como luvas descartáveis, máscaras descartáveis, álcool gel na proporção 70% (setenta por cento), ou lavatórios com água corrente, sabão e toalhas descartáveis.

Art. 3º. Os mercados, mercearias e estabelecimentos congêneres deverão reservar as primeiras duas horas de funcionamento para a prestação de atendimento exclusivo a idosos desacompanhados.

Art. 4º. Fica autorizado durante o período de emergência estadual o funcionamento de moto-taxi na forma de rodízio, estabelecendo a numeração do colete par, para os dias pares, e numeração de colete ímpar, para dias ímpares

Art. 5º Os carros de passeio licenciados como taxi não poderão ser conduzidos com mais de dois passageiros, além do motorista, sendo permitido o máximo de três, apenas quando uma das pessoas possuir mobilidade reduzida ou se tratar de corrida com destino a um serviço de saúde

Art. 6º Recomenda-se que os carros de passeio particulares somente transitem comportando apenas um passageiro, além do motorista, ressalvada eventual impossibilidade.

Art. 7º Fica vedado, no território do Município de União dos Palmares, o desembarque de passageiros oriundos de veículos de transporte coletivo interestadual, regular ou complementar, advindos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Ceará, Distrito Federal e demais estados em que a circulação comunitária do vírus for confirmada ou a situação de emergência decretada.

Art. 8º. Fica prorrogado o recesso escolar da rede pública municipal de ensino e suspensa as aulas da rede privada de ensino, bem como as creches, a partir do dia 06/04/2020 até o dia 30/04/2020, além de reuniões institucionais no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta de União dos Palmares/AL, salvo para atender assunto de excepcional interesse público;

Art. 9º. Os servidores com idade superior a 60 anos, e ou que sejam detentor de doença crônica que implica em maior risco de morbimortalidade relacionada ao COVID-19, mediante comprovação da enfermidade, poderão exercer suas funções em sistema home office;

Art. 10 – Fica autorizado o funcionamento de salão de beleza, barbearias, casas de estética, preferencialmente, por agendamento e hora marcada.

Art. 11. Fica proibido a prática esportiva coletiva e/ou caminhada nas ruas, vias públicas, estradas vicinais e aparelhos públicos.

Art. 12. Os estabelecimentos autorizados a funcionar que descumprirem o Decreto:
a) Receberão a visita da Polícia Militar que orientarão pelo fechamento ou regularização do estabelecimento conforme o Decreto; caso continue a irregularidade:

b) O setor de fiscalização do Município aplicará multa e lacrará o estabelecimento comercial; caso haja violação do lacre ou a abertura do estabelecimento:

c) O proprietário do estabelecimento ou o chefe imediato será conduzido à Delegacia de Polícia Civil, em União dos Palmares, para a lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência – TCO, sem prejuízo de demais sanções
administrativas.

Art. 13. O descumprimento de quaisquer dos termos definidos neste Decreto e nos demais atos normativos concernentes à contenção da emergência de importância internacional do Novo Coronavírus poderá ensejar a responsabilização civil, administrativa e criminal dos envolvidos, especialmente quanto ao que dispõem os artigos 268, 132 e 330 do Código Penal Brasileiro:

Art. 14. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogando as disposições contrárias.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Escola Carlos Gomes de Barros
União dos Palmares
47 anos da Escola Carlos Gomes de Barros

A gestão da escola pensou em uma programação extensa e especial para celebrar esse momento.


Motorista morreu no carro - @Reprodução
União dos Palmares
Idoso de União dos Palmares morre no Centro de Maceió, vítima de mal súbito

Familiares se dirigiram para o IML, onde devem fazer a retirada do corpo para posteriormente encaminhá-lo para sepultamento.


Secretário de Educação Petrucio Wanderley - @BR104
União dos Palmares
União dos Palmares não se habilitou para receber recursos do Fundeb em 2025

A falta de acesso a esses fundos pode gerar desequilíbrios no financiamento da educação básica no município


Verde Alagoas - @BR104
União dos Palmares
Verde anuncia falta d’água em seis bairros de União dos Palmares

A concessionária se compromete a restabelecer o serviço o mais breve possível e agradece a compreensão dos moradores durante o período de interrupção.


Novo CRAS em União dos Palmares | @ Assessoria
União dos Palmares
Dois novos CRAS são entregues à população palmarina

Investimento amplia e qualifica serviços da Secretaria de Assistência Social nas comunidades, Roberto Correia e Rocha Cavalcante.