Alagoas

Alagoas registrou 585 acidentes com escorpiões no primeiro mês de 2020

Casos são inferiores ao mesmo período de 2019, com registro de 937 ocorrências. Clima úmido e quente favorece o aparecimento mais frequente desses animais

Publicado:


O escorpião amarelo é uma das espécies mais perigosas e se reproduz rapidamente — © AEN
O escorpião amarelo é uma das espécies mais perigosas e se reproduz rapidamente — © AEN

Alagoas — A combinação de altas temperaturas e umidade, como tem ocorrido neste verão, favorece ao aparecimento e a proliferação de escorpiões. São nessas épocas que esses animais saem em busca de abrigo em lugares secos, e a sua casa pode ser o refúgio perfeito.

Dados apresentados pela Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), mostram que no primeiro mês de 2020 foram registrados 585 acidentes, sendo a maioria em Maceió. Os casos deste ano são inferiores ao mesmo período de 2019, com registro de 937 ocorrências.

Já entre 2018 e 2019 houve o registro de 19.497 casos, sendo 9.655 em 2019 e 9.832 em 2018. Em Alagoas, o tipo de escorpião predominante é o T. Serrulatus e o T. Stigmurus (amarelo), espécie que causa mais acidentes, sendo o segundo mais perigoso do mundo.

Mesmo com a redução dos casos, a população não deve se descuidar, porque devido ao calor intenso no estado, os escorpiões costumam sair dos esconderijos à procura do seu principal alimento, que é a barata. Os meses de dezembro a março é o período do acasalamento.

A assessora de Controle de Zoonoses da Sesau, Ana Paula Freitas, destacou que a picada dos demais tipos oferece menos riscos, mas pode ser fatal se a vítima for criança e idoso. “Essas duas faixas etárias são mais suscetíveis a desenvolverem complicações, em função da imunidade e doenças pré-existentes”, afirmou a técnica.

Prevenção

Para evitar a entrada dos escorpiões em casas e apartamentos dos centros urbanos, a recomendação é usar telas em ralos de chão, pias e tanques, além de vedar frestas nas paredes e instalar soleiras nas portas. Outra medida é afastar as camas e berços das paredes e verificar roupas e calçados antes de usá-los.

Também é possível combater esses animais peçonhentos eliminando entulhos diversos, como material de construção, lama, lixo, entre outros, nas residências, terrenos baldios e áreas externas do imóvel. Além de manter distante de sua casa as baratas, que é o principal alimento do animal.

O que fazer em caso de acidente?

Em ocorrências envolvendo escorpiões não se deve tomar medidas baseadas em costume popular, a primeira iniciava é ir até uma unidade de saúde mais próxima. Deve-se, se possível, capturar o animal e levá-lo até o posto de saúde para que seja feita a identificação e, com base nessa informação, o profissional defina qual o tratamento correto.

De acordo com Ana Paula Freitas, recomenda-se que em casa possa ser aplicada uma compressa morna no local, que minimizará a dor e evitar esforço. Não é indicado amarrar a área afetada, nem o uso de substância ou curativo que fechem o ferimento.

“Se for vítima de um escorpião, não tome medidas como cortar, perfurar ou queimar o local. É proibido colocar álcool e substâncias com plantas, uma vez que elas não combatem o veneno e contribuem para agravar o quadro clínico do paciente”, concluiu a assessora da Sesau.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

No último fim de semana, 18 aparelhos sonoros foram apreendidos pelas equipes da Polícia Militar | @ Ascom SSP
Alagoas
Programa Na Base do Sossego ultrapassa 400 apreensões de equipamentos sonoros

Somente no último fim de semana, 18 aparelhos de som foram recolhidos pelas equipes policiais


Equipe de Alagoas indo para o Rio Grande do Sul - @Reprodução
Alagoas
Governo de Alagoas envia médicos e enfermeiros para auxiliar em resgates no RS

A equipe alagoana ajudará nos trabalhos de resgate e oferecerá cuidados médicos essenciais, contribuindo para as operações de recuperação no Rio Grande do Sul.


Tartaruga era fêmea e media 113 cm | @ Instituto Biota
Alagoas
Morre tartaruga marinha de 131 quilos que foi resgatada em São Miguel dos Milagres

Tartaruga-verde, da espécie Chelonia mydas, morreu um dia depois do resgate.


Mosquito da dengue sobre o mapa de Alagoas - @BR104
Alagoas
Dengue em Alagoas: Sesau investiga 5 óbitos e confirma mais de 4 mil casos

Alagoas iniciou uma campanha de vacinação contra a dengue na segunda-feira, 29 de maio


Pesquisa de preços | @ Ascom Procon-AL
Alagoas
Procon Alagoas divulga pesquisa de preços atualizada para o Dia das Mães

Pesquisa tem como objetivo direcionar o consumidor a escolher o presente ideal e com melhor preço