Política

Cicero Almeida caiu: Deputado federal teve o mandato cassado

O pedido de cassação foi feito relativo a ilícito eleitoral cometido em 2015

Publicado: | Atualizado em 26/12/2018 14:39


Deputado federal Cicero Almeida
Deputado federal Cicero Almeida

Em decisão tomada na sessão desta terça-feira (13) no julgamento de duas petições ajuizadas pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato do deputado federal eleito por Alagoas em 2014, José Cícero Soares de Almeida (PHS-AL).

A decisão teve como fundamento principal a violação à proibição legal de desfiliação partidária sem justa causa.
O pedido de cassação foi feito pelo anterior partido de Almeida, PRTB, que é o partido do vice-presidente eleito, General Mourão, e também é um dos 14 partidos que não conseguiram alcançar a cláusula de barreira imposta pela Legislação Eleitoral.

Com isso, a legenda fica impedida de receber recursos do Fundo Partidário e sem direito a tempo de propaganda na televisão e rádio, o que deve obrigar o partido a se fundir com outros partidos pequenos.

O PRTB alegou ao TSE que, em 30 de setembro de 2015, que Almeida comunicou ao juiz eleitoral sua desfiliação da sigla, com posterior ingresso no Partido Social Democrático (PSD), sem apresentar motivo plausível para a troca de legenda.

Segundo o ministro do TSE, Jorge Mussi, que, na sessão desta terça-feira, apresentou voto-vista, as alegações apresentadas pela defesa do deputado federal não foram capazes de comprovar a justa causa para a desfiliação do PRTB.

O que diz a Legislação

De acordo com o artigo 22-A da Lei nº 9.9096/1995 (Lei dos Partidos Políticos), perderá o mandato o detentor de cargo eletivo que se desfiliar, sem justa causa, do partido pelo qual foi eleito (parágrafo acrescido pelo art. 3º da Lei nº 13.165/2015).

Ainda segundo a norma, consideram-se justa causa para a desfiliação partidária somente as seguintes hipóteses: mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário; grave discriminação política pessoal; e mudança de partido efetuada durante o período de trinta dias que antecede o prazo de filiação exigido em lei para concorrer à eleição, majoritária ou proporcional, ao término do mandato vigente.

Fonte: TSE


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Rodrigo, Vanessa e Neno da Laje - @Reprodução
Política
A dor de cabeça em Neno da Laje

Recentemente, o grupo contratou uma pesquisa para avaliar os nomes de Rodrigo, Vanessa e Fabrícia.


Sebastião de Jesus
Política
Demora de Sebastião de Jesus abre espaço para teorias da conspiração

A mais recente é que ele teria se reunido com membros do grupo ligado ao governo para negociar seu apoio à candidatura de Júnior Menezes.


Raphael Pedrosa - @Reprodução
Política
Justiça cassa o mandato de Raphael Pedrosa 7 dias após posse

O portal BR104 apurou que Raphael Pedrosa estava inapto a assumir o mandato devido à ausência de certidões negativas


Júnior Menezes, Renan Calheiros e Kili
Política
A agenda de Júnior Menezes em Brasília

Como é ano de eleição e Júnior Menezes é pré-candidato a prefeito, a expectativa é de que essa ida a Brasília ao lado de Kil seja com o objetivo de reunir ainda mais apoio para sua candidatura.


Sebastião de Jesus - @BR104
Política
Sebastião decide hoje se aceita ser vice de Bruno

Uma reunião entre Bruno, Zé Alfredo e Sebastião está prevista para acontecer ainda na manhã de hoje, e o resultado deverá ser anunciado em breve.