Saúde

Dia “D” de vacinação contra o sarampo acontece neste sábado (19)

O foco são bebês a partir dos seis meses de idade e crianças com até 4 anos, 11 meses e 29 dias; campanha segue até 25 de outubro

Publicado: | Atualizado em 21/10/2019 07:25


Dia "D" de vacinação contra o sarampo acontece neste sábado (19) — © Divulgação
Dia "D" de vacinação contra o sarampo acontece neste sábado (19) — © Divulgação

Saúde — Será realizada neste sábado (19), em todo o país, o “Dia D de Vacinação contra o Sarampo”. O foco são crianças com idade entre seis meses e 4 anos. O objetivo é atualizar o cartão de vacina com a tríplice viral que, além de proteger contra o sarampo, é eficaz contra rubéola e caxumba.

Nesta campanha, foi intensificada a dose zero, uma medida preventiva ao aumento de casos de sarampo em crianças abaixo de 1 ano de idade. Segundo o Ministério da saúde, os bebes de até um ano apresentam coeficiente de incidência da doença 12 vezes maior do que as demais faixas etárias.

Vale ressaltar que, a dose zero não consta no calendário nacional de vacinação. Portanto, ela não substitui as outras duas, ministradas aos 12 meses de idade (1ª dose) e aos 15 meses (2ª dose). Essas devem ser aplicadas para conferir proteção prolongada contra a enfermidade.

O Dia D é especialmente importante porque, até o momento, a taxa de vacinação está baixíssima, e casos da doença vêm crescendo no país nos últimos meses. O objetivo é vacinar 39 milhões de pessoas ao longo da campanha, o que representa cerca de 20% dos brasileiros.

O “Dia D” faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, lançada no dia 7 de outubro pelo Ministério da Saúde, em parceria com secretarias estaduais e municipais. A campanha segue até 25 de outubro. A próxima etapa acontece de 18 a 30 de novembro e terá como alvo pessoas de 20 a 29 anos.

Doses

Foram disponibilizadas neste ano 60,2 milhões de doses da tríplice viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola. Para o próximo ano, o ministério anunciou a aquisição de mais 65,2 milhões de doses. O público-alvo será ampliado, abrangendo também as faixas de 50 a 59 anos.

+  Brasil e mais sete países participarão de fase avançada de teste de vacina contra HIV

Sarampo

Causado por vírus, o sarampo é uma doença infecciosa grave, que pode levar à morte. A transmissão ocorre por via aérea, ou seja, quando a pessoa infectada tosse, fala ou respira próximo de outras pessoas.

Mesmo quando o paciente não morre, há possibilidade de a infecção ocasionar sequelas irreversíveis. Quando a doença ocorre na infância, o doente pode desenvolver pneumonia, encefalite aguda e otite média aguda, que pode gerar perda auditiva permanente.

Os sintomas do sarampo são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, coriza (nariz escorrendo ou entupido) e mal-estar intenso. Quando o quadro completa de três a cinco dias, podem aparecer manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas.

*com Agências

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Qdenga é uma vacina usada contra a dengue | © Divulgação
Saúde
Alagoas recebe as primeiras doses da vacina contra a dengue nesta sexta

No entanto, inicialmente, 12 municípios receberão a remessa.


Lula: “Vai devagar que eu tenho medo de agulha, Alckmin!”| Foto: Agência Brasil
Saúde
Baixa vacinação impulsiona aumento nas mortes por dengue no Brasil

Os dados recentes também mostram um crescimento drástico no número de mortes ainda sob investigação, que é mais de 17 vezes superior ao ano passado.


Paciente Rozilda Gomes | @ Anderson Oliveira / Ascom Sesau
Saúde
Paciente do Hospital Metropolitano de Alagoas recupera visão após cirurgia complexa

Rozilda Gomes tinha um tumor benigno que comprometia parte de sua visão


Profissional da saúde com ampola da vacina contra Covid-19 – © Reprodução/Agencia RBS
Saúde
Maceió suspende vacinação com a Pfizer contra a Covid-19

A medida, anunciada pela Secretaria de Saúde de Maceió (SMS), perdurará até a chegada de um novo lote do imunizante fornecido pelo Ministério da Saúde.


Mulher com sintomas de Climatério - @Reprodução
Saúde
Você é mulher e sente muito calor? Pode ser sintoma do climatério

Os sintomas do climatério são variados e influenciados por fatores biológicos e de estilo de vida.