União dos Palmares

Procon/AL fiscaliza espera em fila de bancos em União dos Palmares

Ação se deu após o órgão receber diversas denúncias sobre possíveis irregularidades no tocante ao tempo de espera na fila

Publicado: | Atualizado em 22/08/2019 07:55


União dos Palmares — O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AL) em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção União dos Palmares, realiza uma ação desde a manhã desta quarta-feira (21), cujo objetivo é fiscalizar o tempo de espera em filas nas agências bancárias.

O presidente do Procon/AL, Daniel Sampaio Torres, disse que a fiscalização se deu depois que diversas denúncias sobre possíveis irregularidades no tocante ao tempo de espera na fila – que não pode ultrapassar os 30 minutos em dias normais e 40 nos demais, quando há uma demanda maior – e acessibilidade, foram enviadas ao órgão.

“O Procon de Alagoas recebeu algumas reivindicações em relação aos serviços dos bancos, como tempo de espera nas filas e acessibilidade. Então, sabendo disso nós viemos pra cá, para que juntos possamos realizar as ações de fiscalização para que sejam tomadas as medidas”, disse.

Daniel ressaltou que as denúncias são fundamentais para a coleta dessas informações. Um dos bancos fiscalizados pelos agentes foi autuado por não conter a informação visível ao consumidor sobre o tempo de espera nas filas, além da altura dos caixas eletrônicos estarem fora do padrão.

Presidente do Procon/AL, Daniel Sampaio Torres — © Alysson Santos/BR104

Presidente do Procon/AL, Daniel Sampaio Torres — © Alysson Santos/BR104

Além dos bancos, serão alvos da fiscalização supermercados e farmácias. “Hoje o foco está sendo apenas nas agências bancárias, supermercados e nas farmácias. Mas, posteriormente, nós iremos vir com a equipe em parceria com a Agência Nacional de Petróleo (ANP) para que em conjunto consigamos fazer uma fiscalização eficiente”, pontua.

+ 4° edição do Moradia Legal entrega 150 registros de imóveis em Joaquim Gomes

O presidente pede para as pessoas denunciem para que as agências seja notificadas. Para denunciar, a população deve ter em mãos os dados pessoais do banco, além da senha autenticada onde consta o horário de atendimento, para o caso de ultrapassar o tempo estipulado pela lei. Além disso, as denúncias podem ser feitas pelo WhasApp: 98876-8297.

Caso sejam notificadas, as agências bancárias têm dez dias para apresentar defesa ao Procon/AL. As penalidades para o não cumprimento da Lei da Fila do Banco vão desde advertência, pagamento de multa até a suspensão do alvará de funcionamento da agência.

“Nosso intuito maior é orientar, é informar. A gente não veio aqui para prejudicar o trabalho de ninguém. Mas, infelizmente, se o serviço não estiver sendo bem prestado ao consumidor, não vai restar outra alternativa”, conclui Daniel Torres.

(CORREÇÕES: Foi dito na reportagem que o tempo de espera na fila era de 20 minutos. No entanto, de acordo com a lei municipal, o tempo de espera é de 30 minutos em dias normais e 40 nos demais, quando há uma demanda maior, a exemplos de véspera de feriado, pagamento de servidor público  e pagamento de INSS)


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Delegacia Regional de União dos Palmares - @BR104
Policial
PC prende homem por estupro de vulnerável em União dos Palmares

O mandado de prisão foi cumprido pela equipe da Delegacia Regional de União dos Palmares, a pedido da Vara Criminal local.


Batalhão do 2 BPM - @BR104
Policial
Troca de comando: Coronel Nilton Rocha deixa o 2° BPM

O Tenente Coronel Evandro Guimarães Bezerra, anteriormente no comando do 3º BPM em Arapiraca, assumirá o comando do 2º BPM em União dos Palmares


Buraco formado na estrada que dá acesso à Santa Fé
União dos Palmares
Moradores reclamam de “buraco” no Newton Pereira

Eles se encontram preocupados com o foco da dengue, uma vez que tem chovido bastante nos últimos dias e a água nos buracos tem ficado parada por muito tempo.


Ana Claudia e Ewelli - @Reprodução
Política
Acusadas de fraudar a cota de gênero em União não receberam o próprio voto

O caso segue em julgamento no TSE e até o momento ja recebeu 3 votos favoráveis a condenação.