Ibateguara

Conselho Tutelar de Ibateguara pode ter sido negligente sobre caso de criança grávida

O caso veio à tona no último sábado (20) quando a menina deu entrada no Hospital São Vicente de Paulo em trabalho de parto

Publicado: | Atualizado em 29/07/2019 23:28


Cidade de Ibateguara
Cidade de Ibateguara

Ibateguara — A criança de 11 anos que deu à luz a um bebê em uma maternidade de União dos Palmares, em um parto de risco, deve receber alta na tarde desta segunda-feira (22). A informação foi confirmada pela Maternidade Santa Catarina. Além da criança, o bebê passa bem, mas também continua na maternidade.

O caso da gravidez precoce veio à tona na noite do último sábado (20) quando a menina deu entrada na unidade de saúde em trabalho de parto. Diante do fato, a diretoria do hospital comunicou o conselheiro tutelar de União dos Palmares, Alisson Pereira, que foi à unidade de saúde para averiguar o fato.

Alisson contou que imediatamente acionou o Conselho Tutelar de Ibateguara, pois a menina, que fez 11 anos em maio deste ano, reside no município. Disse ainda que ao conversar com a mãe da garota, foi informado de que ela sabia da gravidez e que consentiu a convivência entre a filha e seu companheiro, um jovem de 21 anos.

Em relato, a mãe disse que a criança morava com o ‘esposo’ desde os dez anos de idade, mas que meses após ter ido morar com ele, foi abandonada. Ela teria suspeitado da gravidez e resolveu procurar o Conselho Tutelar da cidade para denunciar o caso, sendo aconselhada a procurar as autoridades.

O caso não teve o acompanhamento dos conselheiros porque, além da mãe ter dito que à época a menina tinha 14 anos, também alegou que tinha medo do companheiro da filha e resolveu não acionar a polícia. Entretanto, chama a atenção o fato do Conselho Tutelar não ter solicitado nenhuma documentação da garota.

+ Homem é preso suspeito de estuprar sobrinhas e engravidar uma delas em Branquinha

A mãe, por sua vez, alegou que o Conselho da cidade acompanhou a criança durante as consultas de pré-natal, tendo contato direto com o caso. Afirmou ainda de que a menina fez apenas três consultas médicas, mas que desistiu por medo de que a situação fosse descoberta, vindo à tona na noite de sábado.

“Quando chegou ao hospital, a historia da mãe era que a adolescente teria 14 anos, que o documento foi registrado errado. Quando a criança nasceu, o cartório registrou a criança com idade avançada. Logo após fui conversar com ela [a mãe]. Ela me confirmou que a menina tinha apenas 11 anos”, disse Alisson Pereira.

O caso também ficará sob responsabilidade da Polícia Civil (PC). “Agora, a situação vai ser com a delegacia, o delegado vai apurar todas as informações. Ele vai ouvir a genitora, a menina e o pai da criança. Se caso venha ser comprovado que ouve negligência da mãe da menina, ela também irá responder. Já o pai da criança responderá pelo crime de estupro de vulnerável”, conclui.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Lei Paulo Gustavo
Ibateguara
Prefeitura de Ibateguara lança edital da Lei Paulo Gustavo

Os fazedores de Cultura da cidade já podem fazer suas inscrições.


Ibateguara foi representada pelo Secretário Aurino José da Silva | @ Reprodução
Ibateguara
Secretário de Meio Ambiente de Ibateguara participa de reunião de combate à dengue

Reunião foi promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).


Os pequenos receberam presentes e bolos decorados | @ Reprodução
Ibateguara
Prefeitura de Ibateguara homenageia 38 crianças aniversariantes do mês

Os pequenos fazem parte do programa Criança Feliz, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, vinculado ao CRAS.


Géo Cruz - @BR104
Eleições 2024
Sem oposição, Géo Cruz pode ter votação histórica em Ibateguara

Géo Cruz é atualmente o secretário geral de administração do município


Ibateguara
Policial
Após discussão, homem é morto a facadas em Ibateguara

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal para os procedimentos cabíveis.