Educação

Nova resolução da Uneal regulamenta cursos de Direito e Administração em União dos Palmares

Universidade instituiu o Programa de Entrada Diferenciada (PED) para ampliar o acesso ao ensino superior em seis municípios.

Fachada da Universidade Estadual de Alagoas Uneal no Campus V em Arapiraca
Fachada da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Campus V, localizado em União dos Palmares. (Foto: Reprodução)

UNIÃO DOS PALMARES (AL) — Uma decisão estratégica da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) promete movimentar o cenário acadêmico da Zona da Mata.

Através da Resolução nº 001/2026, o Conselho Superior da instituição (CONSU) criou o Programa de Entrada Diferenciada (PED), que viabiliza a oferta de novos cursos de graduação no Campus V, em União dos Palmares.

O programa foca na formação continuada e no desenvolvimento regional através de turmas de 40 vagas cada.

Em União, a resolução prevê a oferta de cursos em áreas de alta demanda, como bacharelados em Direito, Administração Pública e Ciências Contábeis; e licenciaturas em Pedagogia, Letras, Matemática e Ciências Biológicas.

O PED possui características distintas do vestibular tradicional. O ingresso será realizado por meio de um processo seletivo específico, que será detalhado em edital próprio a ser publicado pela universidade.

A resolução também estabelece que o funcionamento das turmas depende da celebração de convênios com entes interessados — como prefeituras ou associações — que atuarão na formação de seus servidores e colaboradores.

Esses convênios definirão as responsabilidades administrativas e o apoio de infraestrutura necessário para as aulas.

Segundo o texto assinado pelo presidente em exercício do CONSU, Prof. Dr. Anderson de Almeida Barros, os principais objetivos são ampliar o acesso ao ensino superior público, qualificar profissionais para a gestão pública e educação básica e fortalecer a presença da Uneal nos polos regionais do estado.

A equipe de gestão do PED contará com coordenadores e apoio operacional, cujas bolsas de incentivo serão financiadas pelos recursos oriundos das parcerias firmadas. A medida já está em vigor após publicação oficial.

Correções: Encontrou um erro? Fale com a redação: contato@br104.com.br.