UNIÃO DOS PALMARES (AL) — A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) lançou oficialmente o Ranking Municipal do Ambiente de Negócios, uma ferramenta estratégica para medir a eficiência das prefeituras no processo de abertura e legalização de empresas.
Na primeira edição do levantamento, União dos Palmares conquistou um lugar de destaque ao figurar na 20ª posição entre os 102 municípios alagoanos.
O ranking é baseado em critérios técnicos rigorosos que avaliam a jornada do empreendedor junto ao poder público municipal. União dos Palmares alcançou um total de 68 pontos, destacando-se nos seguintes indicadores:
- Documentos Habilitados: 35 pontos;
- Índice de Atendimento: 15 pontos;
- Tempo de Análise: 18 pontos.
Essa pontuação coloca o município em pé de igualdade com cidades como Olho d’Água das Flores e Major Isidoro, demonstrando um fluxo administrativo eficiente para quem deseja investir na região.
Transparência e atração de investimentos
Disponível no Portal Facilita Alagoas, o ranking serve como um guia para que empresários decidam onde instalar novos negócios com base na rapidez e transparência da gestão local.
“O ranking permite que o empreendedor tenha informações claras para planejar investimentos e, ao mesmo tempo, estimula os municípios a aperfeiçoarem seus processos”, afirmou o presidente da Juceal, João Gabriel Costa Lins.
O que está sendo avaliado?
A Juceal, como órgão integrador da Redesim no estado, monitora periodicamente o tempo de resposta das prefeituras para o licenciamento e registro de negócios.
Os municípios que figuram no topo, como Limoeiro do Anadia e Maragogi, são aqueles que conseguiram modernizar seus serviços públicos e reduzir a burocracia para o cidadão.
A presença de União dos Palmares no Top 20 reforça o compromisso da gestão local com a modernização administrativa e a geração de emprego e renda através do fortalecimento da iniciativa privada.
Correções: Encontrou um erro? Fale com a redação: contato@br104.com.br.
