Tempo

União dos Palmares entra em alerta de chuva do Inmet para este fim de semana

Aviso de "Perigo Potencial" atinge o município e outras 73 cidades de Alagoas.

Atualizado 5 horas atrás
Close-up de um guarda-chuva transparente sob chuva intensa. Gotas de água escorrem pela superfície do material e saltam ao atingir o tecido, criando um efeito de movimento. O fundo está desfocado em tons de cinza e azul.
: INMET prevê acumulados de até 50 mm de chuva em União dos Palmares neste sábado (8) e domingo (9). (Foto: Ilustração)

UNIÃO DOS PALMARES (AL) — O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) incluiu União dos Palmares em um novo aviso de alerta meteorológico para acumulado de chuva.

O grau de severidade foi classificado como perigo potencial, com previsão de início para este sábado (8), estendendo-se até o domingo (9).

O que esperar em União

De acordo com o comunicado oficial, a cidade e região podem registrar chuvas com intensidade entre 20 e 30 milímetros por hora, totalizando até 50 milímetros em um único dia.

Embora o nível de risco seja moderado, o órgão destaca que moradores de União dos Palmares devem estar atentos a alagamentos pontuais em ruas de escoamento lento.

O alerta também destaca pequenos deslizamentos em áreas de encostas e morros, especialmente em localidades com histórico de movimentação de terra.

Contexto regional

Além de União, municípios vizinhos da Zona da Mata, como Santana do Mundaú, São José da Laje, Ibateguara e Murici, também estão sob o mesmo monitoramento. Ao todo, 74 cidades alagoanas foram listadas no aviso que abrange boa parte do leste do estado.

Recomendações aos palmarinos

O INMET e a Defesa Civil orientam a população local a adotar medidas preventivas, como evitar enfrentar o mau tempo, ter atenção às encostas e não usar aparelhos eletrônicos conectados à rede elétrica em caso de trovoadas.

Em caso de incidentes causados pela chuva em União dos Palmares, a recomendação é buscar auxílio imediato junto à Defesa Civil (199) ou ao Corpo de Bombeiros (193).


Erros? Sugestões? Fale com a redação: contato@br104.com.br