Alagoas

Esqueceu de buscar? Milhares de novas identidades estão paradas nos postos de Alagoas

Levantamento aponta que 147 mil unidades da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) aguardam retirada; acompanhamento pode ser feito totalmente on-line.

Atualizado 2 horas atrás
Duas caixas de papelão abertas, posicionadas lado a lado em uma prateleira cinza, estão repletas de maços de documentos de identidade (CIN) plastificados e organizados verticalmente. Cada maço está preso por um elástico amarelo. A caixa da esquerda possui uma etiqueta branca com a inscrição "A-E".
Documentos esquecidos: Cerca de 147 mil unidades da nova Carteira de Identidade Nacional aguardam retirada nos postos de Alagoas. (Foto: Ascom Polícia Científica)

MACEIÓ (AL) — Milhares de alagoanos que solicitaram a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) nos últimos meses podem estar com o documento pronto sem saber.

Um balanço do Instituto de Identificação de Alagoas aponta que cerca de 147 mil identidades estão acumuladas nos postos do órgão em todo o estado, aguardando que os titulares compareçam para a retirada.

Os documentos foram confeccionados ao longo de 2025 e no início deste ano. O acúmulo gera preocupação, pois a CIN é fundamental para o acesso a serviços públicos e benefícios sociais.

Como saber se a sua identidade já está pronta?

Para evitar viagens perdidas, o superintendente do órgão, Antônio Ferreira, explica que o cidadão pode monitorar o status do pedido de forma prática e rápida:

  • Pelo Protocolo: Utilize o QR Code impresso no papel entregue durante o atendimento presencial.
  • Pelo Site: Acesse o portal oficial da Polícia Científica de Alagoas:
  1. Vá na área de Serviços;
  2. Selecione Carteira de Identidade;
  3. Clique em Acompanhamento;
  4. Informe o número do seu CPF ou o código do protocolo.

Onde retirar o documento

Se o status constar como “Pronto”, basta o titular comparecer à mesma unidade onde realizou o atendimento inicial.

“O Governo investiu em tecnologia para agilizar o processo, resultando em muitos documentos prontos. Por isso pedimos aos alagoanos que reservem alguns minutos para buscar suas identidades”, reforçou Ferreira.

A nova CIN unifica os dados do cidadão e aumenta a segurança contra fraudes. Em Alagoas, o processo de emissão segue padrões de agilidade, mas depende agora do comparecimento da população para que os documentos cumpram sua função de cidadania.


Erros? Sugestões? Fale com a redação: contato@br104.com.br