Política

Alagoas 2026: O duelo antecipado entre JHC e Renan Filho pelo governo

Levantamento do instituto TdL Pesquisa & Marketing mostra cenário de forças consolidadas; aprovação da gestão estadual e liderança de Lula no estado influenciam o tabuleiro político.

Montagem com fotos de Renan Filho (esquerda) e JHC (direita) sobrepostas a um mapa de Alagoas com a região da Zona da Mata destacada em vermelho.
Renan Filho e JHC polarizam a disputa estadual, mas a definição do próximo governador passa pelos votos da Zona da Mata (destaque em vermelho). (Arte: BR104)

MACEIÓ (AL) — A corrida pelo Palácio República dos Palmares em 2026 já apresenta um cenário de polarização definida entre dois grandes blocos políticos.

Segundo a nova pesquisa do instituto TdL Pesquisa & Marketing, realizada entre os dias 23 e 25 de janeiro de 2026, o prefeito de Maceió, JHC (PL), e o ministro Renan Filho (MDB) despontam como os principais nomes na preferência do eleitorado alagoano.

No primeiro cenário estimulado, JHC aparece com 39% das intenções de voto, enquanto Renan Filho sustenta uma base sólida de 30%.

O levantamento indica que a disputa segue aberta, especialmente pelo volume expressivo de eleitores que se declaram indecisos, somando 22%. Brancos e nulos totalizam 9%.

Apoio administrativo e cenário nacional

O equilíbrio na disputa estadual é diretamente influenciado pelo desempenho das gestões atuais.

O grupo governista entra no debate impulsionado pela aprovação de 65% da gestão do governador Paulo Dantas, o que garante um “piso” de confiança para a candidatura de Renan Filho.

Além disso, o peso do cenário federal é um fator determinante para a consolidação desses nomes.

A liderança consolidada de Lula, que detém 45% das intenções de voto em Alagoas, reforça o arco de alianças do MDB no estado, enquanto JHC lidera a oposição com forte capilaridade na capital.

A pesquisa TdL ouviu 1.200 eleitores presencialmente em todas as regiões de Alagoas.

O levantamento possui nível de confiança de 95% e margem de erro de 3% para mais ou para menos. O estudo está oficialmente registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AL) sob o número AL-03974/2026.

Correções: Encontrou um erro? Fale com a redação: contato@br104.com.br.