Alagoas

Regras que acabam com a baliza nas provas de CNH entram em vigor nesta quarta em Alagoas

Mudanças anunciadas pelo Detran-AL simplificam o exame prático; a partir de hoje (28), manobras de baliza e meia embreagem deixam de ser obrigatórias.

Visão do interior de um carro sob a luz do sol. Em primeiro plano, uma mão segura uma caneta azul e preenche um formulário de avaliação em uma prancheta. Ao fundo, de forma desfocada, as mãos de um condutor seguram o volante durante o teste de direção.
Mudança no trânsito: Detran-AL elimina baliza e meia embreagem dos testes práticos para tirar a CNH a partir de hoje. (Foto: Reprodução)

MACEIÓ (AL) — Candidatos à primeira habilitação em Alagoas passam a contar com um novo modelo de avaliação prática a partir desta quarta-feira (28). Entram em vigor as normas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AL) que eliminam etapas históricas do processo de obtenção da CNH, com destaque para o fim da baliza.

O que deixa de ser cobrado hoje?

A simplificação do teste prático visa focar na condução segura em vias públicas, retirando manobras de pátio que geravam alto índice de reprovação por nervosismo:

  • Sem baliza: O estacionamento entre obstáculos não faz mais parte da avaliação de direção.
  • Sem meia embreagem: O controle de pedal em ladeiras (aclives) também foi removido do protocolo de hoje.

Novas facilidades: Carro próprio e automático

Além da exclusão de manobras, o Detran-AL agora permite que o candidato escolha o veículo para realizar o teste:

  • Veículo próprio: É permitido usar carro particular (conforme as regras da nova CNH do Brasil).
  • Câmbio automático: A prova pode ser feita em veículos sem pedal de embreagem, atendendo à crescente frota de automáticos no país.

Foco no trânsito real

Com a retirada da baliza e da meia embreagem, a atenção dos examinadores agora recai integralmente sobre o comportamento do motorista no fluxo das ruas. Serão avaliados com rigor o respeito à sinalização, o uso correto das setas, as conversões e a interação segura com pedestres e outros veículos.

A medida é válida para todos os exames agendados a partir desta quarta em todo o estado de Alagoas.

Erros? Sugestões? Fale com a redação: contato@br104.com.br