Economia

Nubank se pronuncia sobre boatos de encerramento em 2026: entenda a verdade

Após crescimento de boatos e "fake news" nas redes sociais, o Nubank esclarece que não vai encerrar atividades no Brasil e apresenta números recordes de lucro e clientes.

mulher usa celular com aplicativo financeiro enquanto cartão do Nubank está sobre mesa de madeira ao lado de xícara de café
Cliente usa aplicativo financeiro no celular com cartão do Nubank sobre a mesa em ambiente de cafeteria. (Foto: Reprodução)

ALAGOAS — Após uma onda de publicações em redes sociais e vídeos com chamadas apelativas questionarem se o “Nubank vai fechar” ou “sair do Brasil” em 2026, a instituição financeira emitiu um comunicado oficial para desmentir as informações.

O tema, que gerou preocupação entre os milhares de correntistas em Alagoas, é tratado pelo banco como notícia falsa.

A confusão ganhou força após a circulação de boatos que sugeriam uma possível falência ou encerramento de atividades no país.

Em nota, o Nubank foi direto: “A resposta para todas essas perguntas é não. O Nu segue forte no Brasil”.

Conforme explicamos em nossa matéria anterior sobre a situação do banco, os dados financeiros da empresa mostram um cenário oposto ao das notícias falsas.

Os números reais: Lucro e Clientes

Para comprovar sua solidez, o banco digital divulgou dados recentes que mostram um crescimento robusto.

Atualmente, o Nubank é a maior instituição privada do Brasil em número de clientes, superando a marca de 127 milhões de usuários na América Latina, sendo 112 milhões apenas em solo brasileiro.

No quesito financeiro, os resultados apresentados no final de 2025 e início de 2026 reforçam a saúde do negócio:

  • Lucro Líquido: O banco registrou lucro líquido de US$ 783 milhões apenas no terceiro trimestre de 2025.
  • Receita Anual: Em 2024, a receita atingiu US$ 11,5 bilhões, um crescimento de 58% em relação ao ano anterior.
  • Capitalização: O Nubank se mantém como uma das instituições mais bem capitalizadas da América Latina.

Veja também: Alagoanos com cartão Will Bank têm serviços suspensos após decisão do BC; entenda o que muda

“O Nubank vai sair do Brasil?”

De forma categórica, o banco afirmou que não há planos para encerrar atividades ou deixar o país. Pelo contrário, a instituição reforçou que continuará investindo na expansão de produtos e serviços para sua base de clientes.

O banco também esclareceu que ser independente e não pertencer a nenhum outro grande banco tradicional é parte da sua estratégia de mercado.

Pergunta ComumResposta Oficial
O Nubank vai fechar em 2026?Não. A notícia é falsa.
O banco está dando prejuízo?Não mais. O banco registra lucros crescentes há vários trimestres.
O Nubank é confiável?Sim. É monitorado pelo Banco Central e listado na Bolsa de Nova York.

Para os clientes alagoanos, a orientação é buscar informações apenas em canais oficiais e ignorar correntes de WhatsApp que não apresentem dados do Banco Central ou relatórios de relação com investidores.

Encontrou um erro? Fale com a redação: contato@br104.com.br.