Interior

Saúde de Santana do Mundaú recebe visita técnica da Fiocruz para validar projetos

O projeto "Laços Nutritivos" foi destaque na agenda do Dr. Leandro Barretto, que avaliou de perto as práticas que tornaram o município referência em saúde.

O Prof. Dr. Leandro Barretto, de camisa rosa, fala em pé segurando um microfone durante uma reunião em uma sala branca. Ele está diante de uma mesa de madeira onde outras pessoas estão sentadas ouvindo, incluindo uma mulher de vestido bege e homens com camisas de uniforme. Há uma TV grande e um crucifixo na parede ao fundo.
Referência nacional: Dr. Leandro Barretto (Fiocruz) valida o projeto "Laços Nutritivos" durante visita técnica em Santana do Mundaú. (Foto: Reprodução)

SANTANA DO MUNDAÚ (AL) — Na última semana, a saúde pública de Santana do Mundaú recebeu um importante reconhecimento nacional com a visita técnica do Prof. Dr. Leandro Barretto, Agente de Cooperação do ColaboraAPS (ENSP/FIOCRUZ). O objetivo da missão foi validar experiências selecionadas em todo o país, com ênfase no projeto municipal Laços Nutritivos.

O programa tem se destacado por promover mudanças significativas no estilo de vida dos moradores assistidos, oferecendo acompanhamento especializado. O foco é totalmente individualizado, visando a melhoria da saúde coletiva. Com isso, a iniciativa foi selecionada nacionalmente como uma das “experiências exitosas” da gestão.

Para a secretária de Saúde, Paula Gomes, a visita da Fiocruz consolida o trabalho realizado pela atual gestão.

“Essa agenda representa o fortalecimento e o reconhecimento do trabalho que estamos desenvolvendo. Foram momentos ricos em conhecimento e um intercâmbio que ampliará nossas perspectivas de atuação”, afirmou a secretária.

O representante da Fiocruz também elogiou a administração do prefeito André Castro.

“Acompanhar de perto tudo o que Santana do Mundaú tem desenvolvido na área da saúde foi extremamente enriquecedor. Levo daqui uma bagagem repleta de inspiração e ótimos exemplos”, destacou o Dr. Leandro Barretto, reforçando que o município se tornou referência no cenário nacional.

O que é o ColaboraAPS?

A ação faz parte de um processo de cooperação técnica entre a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ) e municípios que desenvolvem práticas inovadoras na Atenção Primária à Saúde (APS). A validação técnica é um passo fundamental para que esses modelos possam ser replicados em outras regiões do Brasil.

Erros? Sugestões? Fale com a redação: contato@br104.com.br