Política

Análise: Para onde vai Olavo Neto em 2026

Apesar do capital político, ex-prefeito de Murici enfrenta cenário de chapas fechadas no MDB com Remi Calheiros e Isnaldo Bulhões

Atualizado 1 semana atrás
Olavo Neto e Renan Filho posam para foto em ambiente institucional, cumprimentando-se com aperto de mãos
Olavo Neto e Renan Filho em encontro institucional. (Foto: Reprodução)

MURICI (AL) — O cenário político para as eleições de 2026 começa a se desenhar em Alagoas, e um dos nomes mais observados na Zona da Mata é o do ex-prefeito de Murici, Olavo Neto.

No entanto, o BR104 apurou que, ao contrário do que muitos especulam, ele não deve disputar nenhum cargo eletivo no próximo pleito.

Embora Olavo Neto possua capilaridade política e densidade eleitoral suficientes para buscar uma vaga na Assembleia Legislativa (ALE) ou na Câmara Federal, a análise interna do grupo aponta que não há “espaço” estratégico para sua candidatura dentro da atual configuração do MDB na região.

As barreiras no MDB: Remi Calheiros e Isnaldo Bulhões

Para o cargo de deputado estadual, o nome consolidado da família Calheiros na Zona da Mata continua sendo o de Remi Calheiros. Sua permanência na disputa fecha as portas para um novo nome do mesmo núcleo familiar e regional na busca por uma vaga na ALE.

Já no âmbito federal, a representação do partido na região é ocupada por Isnaldo Bulhões. Liderança influente do MDB no Congresso Nacional, Isnaldo deve buscar a reeleição com o apoio integral da legenda, o que inviabiliza o surgimento de uma candidatura concorrente de Olavo Neto para o mesmo posto.

Olavo Neto em entrevista ao BR104, em ambiente interno, durante conversa com equipe e microfone ao lado

Olavo Neto durante entrevista ao BR104. (Foto: Reprodução)

Papel estratégico e horizontes futuros

A expectativa, conforme as informações colhidas pelo portal, é que Olavo Neto assuma o papel de coordenador de campanha na região. Ele deve atuar como o principal articulador político para garantir o engajamento e a votação dos aliados do grupo Calheiros na Zona da Mata.

Essa movimentação também mira o pós-eleição. Com a possibilidade de Renan Filho disputar o Governo de Alagoas, uma eventual vitória abriria caminho para que Olavo Neto ocupasse uma secretaria de estado estratégica.

Esse posto lhe daria o destaque necessário e uma vitrine administrativa para pavimentar candidaturas em ciclos eleitorais futuros, com horizontes mais amplos.

Encontrou um erro? Fale com a redação: contato@br104.com.br.