ALAGOAS — Alagoas registrou um avanço preocupante nos índices de violência letal contra a mulher em 2025. De acordo com dados do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac/SSP), o número de feminicídios subiu de 22 casos em 2024 para 29 em 2025, o que representa um aumento de 31,8%.
Outro dado alarmante revelado pelas autoridades de segurança é que, em todos os 29 casos registrados, não havia denúncia anterior formalizada pelas mulheres contra seus assassinos.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) destaca que a ausência de registros impede a atuação preventiva do Estado e reforça a necessidade de as vítimas buscarem ajuda aos primeiros sinais de agressão ou ameaça. O objetivo é interromper o ciclo de violência antes que ele evolua para situações fatais.
Apesar da alta nos índices de morte, a produtividade policial no enfrentamento à violência doméstica foi intensa ao longo de 2025. Mais de 2.600 homens foram detidos no estado por crimes ligados à violência doméstica e feminicídio.
Somente em Maceió e cidades vizinhas, foram registradas mais de mil prisões. As ações incluíram prisões em flagrante delito e o cumprimento de mandados judiciais expedidos pela Justiça.
A SSP/AL reitera que o engajamento de toda a sociedade é fundamental para denunciar casos de abuso e proteger a vida das mulheres alagoanas.
Erros? Sugestões? Fale com a redação: contato@br104.com.br
