Alagoas

Programa Celular Seguro recupera quase 2,4 mil aparelhos em Alagoas

Iniciativa da Secretaria de Segurança Pública já devolveu 1.645 telefones aos donos; atualmente, 750 equipamentos estão disponíveis para retirada imediata.

Centenas de aparelhos celulares recuperados estão organizados em fileiras sobre uma mesa comprida em uma sala de monitoramento. Ao fundo, um painel de vídeo exibe a identidade visual do programa "Celular Seguro SSP Alagoas".
Programa Celular Seguro da SSP/AL já recuperou 2.394 telefones roubados ou furtados desde janeiro de 2025. (Ascom SSP)

MACEIÓ (AL) — Uma ação estratégica iniciada em janeiro de 2025 tem apresentado resultados expressivos no combate ao crime em Alagoas. O Programa Celular Seguro, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), já contabiliza a recuperação de 2.394 aparelhos telefônicos que haviam sido roubados ou furtados no estado.

Do total de aparelhos recuperados, 68,7% (1.645) já retornaram às mãos dos seus verdadeiros proprietários. O sucesso da devolução depende diretamente das informações registradas pelas vítimas no Boletim de Ocorrência (BO).

Atualmente, a SSP informa que 750 aparelhos ainda estão sob custódia das forças de segurança, aguardando que os donos sejam localizados ou compareçam para a retirada.

Como garantir a recuperação do aparelho

Para que o Programa Celular Seguro funcione com eficiência, a SSP reforça a necessidade de o cidadão registrar o crime o mais rápido possível. O registro pode ser feito de duas formas:

A importância do IMEI

O item fundamental para o trabalho da polícia é o IMEI (número de identificação do equipamento). Ele pode ser encontrado na caixa do celular ou na nota fiscal do produto. No momento do BO, o cidadão deve:

  • Descrever detalhes da ação criminosa e endereços.
  • Incluir informações pessoais e o número do IMEI.
  • Guardar a nota fiscal para comprovação legal no momento da retirada.

Erros? Sugestões? Fale com a redação: contato@br104.com.br